O Estado de S. Paulo

Após Lazio, outra torcida veta mulher na primeiras filas

Desta vez, a iniciativa envolve clube da Série C, o Siracusa; em protesto, a torcida feminina do time encerrou as atividades

- ROMA

Assim como a Lazio, a torcida organizada do Siracusa Calcio, que milita na Série C do futebol italiano, proibiu ontem que mulheres assistam aos jogos nas primeiras filas do setor que ela ocupa no estádio do clube localizado na Sicilia.

A proibição foi noticiada pelos integrante­s da “Curva Anna’’, que também se solidariza­ram com a ação da torcida organizada da Lazio, na qual os radicais “orientaram’’ as torcedoras a “se sentarem a partir da décima fileira’’ do setor que ocupam no tradiciona­l estádio Olímpico de Roma.

“A Curva Anna Siracusa se alinha com a declaração emitida pela Curva Nord da Lazio. Os assentos na primeira fila sempre foram ocupados por aqueles que vivem a experiênci­a da curva, não há sexismo ou discrimina­ção contra as mulheres’’, afirma o comunicado dos torcedores radicais do Siracusa.

Os torcedores tentam se justificar e jogam para a direção do clube a responsabi­lidade pela iniciativa, alegando que ela foi tomada a partir de uma determinaç­ão dos dirigentes: “Este ano, no entanto, com base nas decisões tomadas pela direção do clube, os lugares para as mulheres na Curva Anna serão recuados’’, diz o folheto.

No entanto, os torcedores não dizem o que foi feito para fundamenta­r a medida.

A decisão deixou as torcedoras do Siracusa revoltadas, e a organizada feminina do clube siciliano, as “Aretusee’’, anunciou sua dissolução. “Nós expressamo­s nossa decepção e, apesar dos sacrifício­s feitos para estarmos sempre presentes ao lado de nossos irmãos, estamos dobrando nossa bandeira e declarando que o grupo acabou’’, afirmou.

O Siracusa manda seus jogos no Estádio Nicola De Simone, na Sicília, local que tem capacidade para quase 6 mil pessoas.

Os torcedores organizado­s da Lazio proibiram as mulheres de assistirem à estreia do clube na Série A, diante do Napoli, no Curva Anna

último sábado, nas cadeiras mais próximas do gramado no Estádio Olímpico, pois o local seria “sagrado’’ para os ultras. Por causa da medida, a Procurador­ia da Federação Italiana de Futebol (Figc) abriu uma investigaç­ão contra a Lazio, e o clube pode ser multado ou ter de jogar com portões fechados.

 ?? INSTAGRAM / @SIRACUSACA­LCIO_OFFICIAL ?? Intolerânc­ia. A não quer a companhia feminina
INSTAGRAM / @SIRACUSACA­LCIO_OFFICIAL Intolerânc­ia. A não quer a companhia feminina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil