O Estado de S. Paulo

O TEMPO DOS CANDIDATOS MEDIDO EM ‘FAROESTE CABOCLO’

Para comparar o espaço na TV, ‘Estado’ calcula quantos versos da música cada presidenci­ável poderia cantar; só Alckmin chega ao fim

- Rodrigo Menegat

Quando a propaganda eleitoral entrar no ar, no dia 31, os presidenci­áveis vão ter tempos de TV muito diferentes. Candidatos sem coligação e cujos partidos não elegeram nenhum deputado federal devem aparecer 10 segundos por dia, na soma dos dois blocos fixos. Candidato ao Palácio do Planalto com a maior aliança desta eleição, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) terá 11 minutos (nos dois blocos) para falar – quase 66 vezes mais que alguns adversário­s.

Mas, afinal, o que exatamente dá para dizer nesse tempo? Para deixar a diferença mais concreta, medimos quantos versos da música Faroeste Caboclo cada candidato conseguiri­a cantar no intervalo que tem à disposição no chamado palanque eletrônico. O candidato tucano é o único com tempo suficiente para terminar a canção – Alckmin ainda teria mais dois minutos de sobra.

A música, escrita por Renato Russo e gravada pela banda Legião Urbana, é uma referência do rock nacional para composiçõe­s longas. Ela dura mais de nove minutos, nos quais narra a saga de João de Santo Cristo: um jovem que deixa o interior do País depois de ter o pai assassinad­o e se muda para Brasília.

Lá, ele começa a trabalhar como carpinteir­o, vira traficante, se apaixona, é traído pela amada, se envolve num duelo e, finalmente, morre. O motivo da jornada? Na capital, ele queria falar com o presidente para ajudar o povo. No tempo de TV do qual vão dispor a maioria dos candidatos, o João da música não conseguiri­a sequer sair da “sertania onde morava”.

Para o cálculo, foram ignorados os primeiros 16 segundos da música, uma introdução instrument­al. Se esse trecho fosse levado em conta, seis candidatos não conseguiri­am dizer uma única palavra. Veja, no infográfic­o, até que verso cada político conseguiri­a chegar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil