O Estado de S. Paulo

Mourão defende nova Constituiç­ão sem eleitos

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Candidato a vice na chapa de Bolsonaro, o general Hamilton Mourão (PRTB) disse ontem que o País precisa de uma nova Constituiç­ão, elaborada por “notáveis” e aprovada em plebiscito, sem a eleição de uma Assembleia Constituin­te. O militar também afirmou que aguarda decisão “somente de Bolsonaro” sobre a hipótese de substituí-lo em debates, tema que dividiu a cúpula da campanha.

Vice de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida ao Planalto, o general Hamilton Mourão (PRTB) diz aguardar decisão “somente de Bolsonaro” sobre a hipótese de substituí-lo nos debates. “A decisão tem de ser dele e de mais ninguém”, diz, descartand­o ouvir a opinião contrária da família e do PSL. A presença de Mourão nos debates rachou a campanha porque uma ala avalia que a cadeira vazia reforça no eleitor o sentimento de dívida com o candidato esfaqueado. Alheio a isso, o PRTB diz que vai consultar ao TSE, mas, como está coligado, precisa da concordânc­ia do PSL.

» Ação e reação.

O general Mourão diz não poder reclamar do pouco tempo de programa de televisão. “Estamos tendo outras oportunida­des para expor nossas ideias, mas (a cadeira vazia no debate) pode eventualme­nte nos causar algum prejuízo”, avaliou.

» Sentindo o golpe.

A estratégia do PSL preocupa seus oponentes. Geraldo Alckmin já pediu aos eleitores que não votem em Bolsonaro por solidaried­ade pelo atentado que sofreu. Nesse sentido, adversário­s preferem Mourão nos debates.

» Beija a mão.

O candidato do MDB ao Planalto, Henrique Meirelles, deve ir a Brasília na semana que vem. Desde que começou a campanha, afastou-se do trio que validou sua candidatur­a: Moreira Franco, Eliseu Padilha e Michel Temer. Quer aproveitar para conversar, pelo menos, com o presidente.

» Ah, tá.

Questionad­o em quem vai votar na eleição presidenci­al, o governador petista Camilo Santana, do Ceará, responde: “O voto é secreto”. No palanque dele estão Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT). “Não sou candidato do PT, mas de uma coligação de 16 partidos”, explica.

» Olha a onda.

O candidato ao governo de São Paulo do MDB, Paulo Skaf, não descarta apoiar Jair Bolsonaro no segundo turno, a depender de quem passar para essa fase. Os dois nunca se falaram, mas o time de Bolsonaro já piscou para Skaf.

» Você por aqui?

O desembarga­dor Rogério Favreto foi ao coquetel ontem em homenagem ao novo presidente do STF, Dias Toffoli. Favreto ganhou fama por mandar soltar Lula em julho.

» O perigo...

Em reuniões reservadas com auxiliares, o presidente Michel Temer externou a preocupaçã­o de voltar a ser alvo de nova denúncia no final de outubro, no inquérito que investiga o Decreto dos Portos.

» ...mora ao lado.

A avaliação da defesa de Temer é de que, apesar da determinaç­ão do ministro Edson Fachin para que a PGR se manifeste no Inquérito da Odebrecht, essa denúncia não deve avançar por ser ato anterior ao mandato.

» Cerco.

Investigad­ores dizem que é impossível Temer escapar de um processo. Ele nega ter recebido propina em troca de benefícios ao setor portuário.

» CLICK.

Longe das urnas nestas eleições, o deputado cassado Paulo Maluf (PP-SP) segura cartaz em apoio ao candidato a deputado federal Guilherme Ribeiro (PRB).

» Irregular...

O Novo pedirá ao TSE que o PT pare de veicular imagem na qual aparecem Lula e Haddad com destaque e Manuela d’Ávila nem sequer aparece. Os advogados dizem que a peça dá a entender que o ex-presidente é candidato.

» ...de novo.

A sigla ironiza na ação ao dizer que não deseja com isso que “o eleitor se esqueça do que o Lula fez e representa”.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABORARA­M ALBERTO BOMBIG, PEDRO VENCESLAU E RAFAEL MORAES MOURA

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ??
COLUNA DO ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil