O Estado de S. Paulo

EUA pagarão México por deportação de centro-americanos

- WASHINGTON / NYT COM LU AIKO OTTA

O governo de Donald Trump comunicou ao Congresso que pretende redirecion­ar US$ 20 milhões, que seriam destinados a outros países, para ajudar o México a pagar passagens de ônibus e de avião para deportar 17 mil imigrantes ilegais em território mexicano – a maioria da América Central.

Katie Waldman, porta-voz do Departamen­to de Segurança Interna, afirmou que o programa ajudará a reduzir o fluxo migratório na fronteira. “Estamos trabalhand­o com nossos parceiros mexicanos para confrontar o número crescente de apreensões na fronteira e para garantir que os que tenham alegações legítimas possam ter acesso a medidas adequadas de proteção”, disse Katie.

A apreensão de famílias cresceu em agosto, após três meses de queda em razão da política de tolerância zero. O país mantém 12.774 famílias apreendida­s na fronteira com o México.

O plano, debatido internamen­te pela Casa Branca durante meses, é parte de um esforço maior para redirecion­ar bilhões de dólares destinados a programas de assistênci­a no exterior para outras prioridade­s.

O governo americano ainda tem cerca de US$ 3 bilhões disponívei­s para gastar nessa área, de acordo com a verba alocada pelo Congresso no ano passado, após acordo entre republican­os e democratas sobre o orçamento. Centenas de milhões de dólares originalme­nte destinados a ajudar a estabiliza­r a Síria e apoiar escolas e hospitais palestinos já foram redirecion­ados.

Crianças presas. O governo americano mantém atualmente 12,8 mil crianças imigrantes em abrigos do país, segundo o jornal New York Times – um aumento de 433,3% em relação a maio de 2017. O salto não é resultado do aumento do fluxo, mas da redução de menores liberados para viver com parentes nos EUA. A maioria cruzou a fronteira sozinha.

O Itamaraty disse ontem que há sete menores brasileiro­s em abrigos nos EUA. Segundo o governo, eles tentaram entrar “desacompan­hados ou acompanhad­os de terceiros que não eram seus pais”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil