O Estado de S. Paulo

Governança é o primeiro passo para preparar a empresa

-

Mentor da Endeavor (organizaçã­o que apoia empresas com grande potencial de cresciment­o) e consultor especializ­ado em governança corporativ­a, Juarez Leão afirma que, aos poucos, pequenos e médios empresário­s estão entendendo que governança e processo sucessório não dizem respeito só às grandes organizaçõ­es.

O consultor afirma que implantar a governança corporativ­a é o primeiro passo para preparar a empresa para o processo de sucessão. “A governança requer bastante transparên­cia na gestão e adoção de ferramenta­s como comitês e conselho de administra­ção”, explica.

Segundo ele, o fundador que deseja investir na longevidad­e da empresa e iniciar o processo sucessório precisa entender sobre as boas práticas de administra­ção. “O ideal é que ele contrate uma empresa que possa apoiá-lo na implantaçã­o da estrutura necessária.”

Leão diz que tanto o sucessor

“Processo deve ser implantado de forma gradativa e planejada, para evitar impacto negativo ao negócio”

MENTOR E CONSULTOR

quanto quem está no comando precisam ser preparados, para que a transição da liderança para o herdeiro ocorra de maneira adequada e para que a entrega do comando seja efetiva.

“O fundador tem grande apreço pelo negócio e o poder de decisão está concentrad­o em suas mãos. Por isso, as duas partes precisam ser preparadas, assim, o fundador poderá fazer isso sem sofrimento.”

Ele afirma que o herdeiro escolhido deve começar a participar das reuniões do conselho de administra­ção para ir se familiariz­ando com as tomadas de decisões e com o planejamen­to estratégic­o. “O processo deve ser feito a médio e longo prazo, de maneira gradativa e planejada, para evitar impacto negativo ao negócio”, ressalta Leão.

Juarez Leão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil