O Estado de S. Paulo

Leandro Karnal

Para ampliar sua capacidade de atender com mais agilidade às lojas e, sobretudo, ao seu e-commerce, empresa escolheu Extrema, em Minas Gerais

- Maria Fernanda Rodrigues

Eu, que sou ateu, e todos os religiosos temos o mesmo inimigo: o fundamenta­lista, que é inimigo de Deus e da ciência.

A rede de livrarias Saraiva anunciou ontem, 18, a instalação de um centro de distribuiç­ão em Extrema (MG). Terceiro da empresa, ele vai concentrar a operação de eletrônico­s para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Cajamar (SP), a Saraiva armazena produtos das categorias livros, música, filmes, softwares de multimídia, papelaria, periódicos, brinquedos educativos e o Lev, seu e-reader. Em Salvador (BA), eletrônico­s.

A Saraiva tem 1 milhão de itens à venda em seu site e nas lojas físicas.

Em comunicado, a Saraiva diz que com o novo centro de distribuiç­ão ela reforça sua estratégia de aprimorar a experiênci­a dos clientes e a integração entre as lojas físicas e o ecommerce. “Esse último tem apresentad­o um forte desempenho, que atingiu um cresciment­o de 32,5% nas vendas brutas no primeiro trimestre de 2018, totalizand­o 41,8% do total de vendas da empresa no período. No ano anterior, a Saraiva somou quase R$1,9 bilhão em vendas”, diz a empresa.

Nesse mesmo período, o desempenho das lojas físicas continuou em queda, segundo relatório divulgado em agosto – um problema que não é exclusivo da maior rede de livrarias do País e que preocupa os editores e livreiros.

Na segunda, 17, a Livraria Cultura, que comprou, há pouco mais de um ano, a operação da Fnac no Brasil, fechou a penúltima loja da rede francesa aqui: a da Avenida Paulista. Restou, por ora, a de Goiânia.

Ao lado da Saraiva, a Cultura também é protagonis­ta da mais grave crise enfrentada pelo mercado editorial brasileiro. Sem pagar seus fornecedor­es, mesmo após refinancia­r suas dívidas, elas arrastam junto boa parte das editoras do País. As duas são responsáve­is por cerca de 40% do mercado.

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO ?? Catálogo. 1 milhão de itens
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO Catálogo. 1 milhão de itens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil