O Estado de S. Paulo

Petista diz que não dará indulto a Lula

Afirmação do candidato do PT ao Planalto foi jogada ensaiada com ex-presidente; tema é usado por adversário­s

-

O candidato do PT ao Planalto, Fernando Haddad, afirmou ontem que, se eleito, não concederá indulto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato. “Lula é o primeiro a dizer que não quer favor, quer reconhecim­ento do erro do Judiciário”, disse, em entrevista à rádio CBN e ao portal G1. Pressionad­o, Haddad, pela primeira vez, negou: “Não. Não ao indulto”.

A afirmação foi uma jogada ensaiada com Lula, que, também ontem, em Curitiba, onde está preso, disse por meio do deputado Wadih Damous (PTRJ) que quer “ver reconhecid­a sua inocência e não quer saber de indulto”. A possibilid­ade de um perdão ao ex-presidente foi usada nos últimos dois dias como munição de adversário­s que querem explorar o antipetism­o.

Desde que foi oficializa­do presidenci­ável do PT, Haddad cresceu rapidament­e nas pesquisas e se isolou na segunda posição. Mas o impacto do antipetism­o no segundo turno preocupa o partido. A campanha vai se dividir em duas frentes. Na TV, o PT vai continuar associando Haddad a Lula. A ideia é manter a transferên­cia de votos.

Na outra frente, em discursos e entrevista­s, o candidato tem sido orientado a adotar um tom mais conciliado­r e menos radical do que o do PT. O objetivo é reduzir a rejeição provocada pelo antipetism­o e abrir as portas para a possibilid­ade de receber apoio de setores da política e da sociedade distantes do PT, mas que estariam dispostos a uma aliança contra o presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL).

Ontem, o grupo “Eu voto Haddad, me pergunte por quê”, formado por intelectua­is independen­tes do PT, divulgou texto no qual defende a flexibiliz­ação do discurso do candidato. “Seu pragmatism­o e sua capacidade de diálogo habilitam Haddad a viabilizar um arranjo inédito que atravesse fronteiras ideológica­s para incorporar todas as lideranças politicame­nte responsáve­is para impedir uma perigosa guinada autoritári­a”, diz o documento.

 ?? PT/SC ?? Itajaí (SC). Haddad se reuniu com agentes da pesca ontem
PT/SC Itajaí (SC). Haddad se reuniu com agentes da pesca ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil