O Estado de S. Paulo

Insatisfaç­ão com sistema de ônibus aumenta

- /J.D.

Houve uma elevação da insatisfaç­ão do usuário do ônibus na cidade de São Paulo. Segundo a pesquisa, 54% afirmam que a lotação aumentou em relação ao ano passado, 42% dizem que cresceu o tempo de espera no ônibus e outros 40% declaram que aumentou o tempo de duração da viagem.

O estudo da Rede Nossa São Paulo mostra que quatro em cada dez paulistano­s falam que não usam o ônibus porque é muito cheio. Em 2017, a lotação era apontada por 31% dos entrevista­dos com o principal motivo para não utilizar o ônibus na capital – este ano, a percepção subiu para 37%.

No ano passado, 24% dos entrevista­dos afirmaram que não utilizavam este meio de transporte porque o trajeto demorava demais. O índice subiu para 31% neste ano.

A Secretaria Municipal de Transporte­s informou em nota que tem como meta o “aumento do uso do ônibus pela população”. Para isso, diz a pasta, foi elaborado um novo edital de licitação do sistema “que busca garantir mais conforto ao usuário, com coletivos mais novos, com ar-condiciona­do, Wi-Fi e maior oferta de lugares”.

“Além disso, o projeto estratégic­o de ampliação do sistema de ônibus contempla a entrega de corredores e de terminais urbanos, que vão conferir maior eficiência ao sistema e contribuir para a redução do tempo de viagem, assim como a integração de modais”, disse a secretaria municipal.

O estudo da Rede Nossa São Paulo revela ainda que 88% dos paulistano­s se sentem pouco ou nada seguros ao andar a pé pela cidade. Apenas um em cada dez paulistano­s afirma se sentir seguro ou muito seguro enquanto pedestre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil