O Estado de S. Paulo

Brasil abre disputa no Morumbi dia 14 de junho

-

A organizaçã­o da Copa América de 2019, que será no Brasil, anunciou ontem os estádios que receberão as partidas do torneio. Serão seis locais, com o Morumbi como palco da abertura, em 14 de junho, e o Maracanã como sede da grande final, em 7 de julho. Os jogos também serão realizados na Arena Grêmio (Porto Alegre), Fonte Nova (Salvador), Allianz Parque (São Paulo) e Mineirão (Belo Horizonte).

A oficializa­ção das seis sedes ocorreu após reunião da Confederaç­ão Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em La Paz. O conselho de entidade aprovou a proposta apresentad­a pelo comitê organizado­r sobre os estádios a serem utilizados. O próximo passo será a assinatura dos contratos com cada gestor.

A Conmebol adiantou que as duas semifinais serão disputadas na Arena do Grêmio e no Mineirão. A tabela completa será definida nos próximos meses, assim que for realizado o sorteio dos grupos. “Nosso objetivo foi selecionar estádios modernos, com grande capacidade de público e que tenham operação regular em partidas de futebol e shows internacio­nais”, disse o diretor executivo do Comitê Organizado­r da Copa América, Rogério Caboclo – presidente eleito da CBF e que assumirá o posto em 2019.

O dirigente explicou que a escolha de estádios levou em conta ainda critérios como o deslocamen­to dos times de um jogo para outro. “Preservamo­s a recuperaçã­o física dos atletas e a qualidade do espetáculo com a premissa de não haver viagens acima de três horas entre as sedes”, comentou Caboclo.

A abertura, no Morumbi, terá a presença da seleção brasileira de Tite em campo. O torneio sul-americano não é realizado no País desde 1989, ano em que a equipe treinada por Sebastião Lazaroni ganhou a competição. O último título brasileiro da Copa América foi conquistad­o em 2007, na Venezuela. Na edição de 2019, além das dez nações da América do Sul, o torneio vai contar com os convidados Japão e Catar – sede da Copa/22.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil