O Estado de S. Paulo

Messi brilha e Firmino ofusca Neymar

Argentino faz três na goleada do Barcelona; na Inglaterra, com craque do PSG apagado, artilheiro dá vitória ao Liverpool

-

Messi deu show. Neymar foi discreto. Roberto Firmino, decisivo. A Liga dos Campeões teve início ontem e o argentino já começou a se destacar. Fez três gols nos 4 a 0 do Barcelona sobre o PSV holandês, no Camp Nou. O craque brasileiro, porém, pouco fez na derrota do PSG para o Liverpool por 3 a 2, na Inglaterra. O time da casa só garantiu a vitória no final, graças a um golaço de Firmino.

Na Espanha, pelo Grupo B, Messi deu espetáculo na goleada que confirmou a força do Barcelona. Fez um belo gol de falta (o primeiro do time), um com chute preciso de fora da área e um após infiltraçã­o rápida que surpreende­u a defesa do PSV – Dembélé fez o outro dos catalães.

De quebra, obteve duas marcas em que supera ninguém menos do que Cristiano Ronaldo. Chegou a 63 gols e isolou-se como o jogador que mais marcou na primeira fase da Liga dos Campeões (o português tem 60 gols) e pela oitava vez fez três gols em uma partida da competição, desgarrand­o-se do atacante da Juventus, que conseguiu o hat-trick em sete ocasiões.

“Normalment­e, se alguém faz três gols em um jogo é uma façanha. Para ele não, é uma rotina. Estamos vivendo algo único’’, disse o técnico do Barça, Ernesto Valverde.

O jogo marcou a estreia de Philippe Coutinho na Liga jogando pelo Barcelona – na competição passada não pôde atuar porque já havia defendido o Liverpool. O meia teve atuação elogiada pela imprensa catalã. Arthur também foi a campo, mas entrou nos minutos finais.

No Anfield Road, Neymar teve atuação apagada na partida em que o Liverpool foi amplamente superior ao Paris SaintGerma­in. Em compensaçã­o, Firmino, que começou no banco, jogo apenas 18 minutos, mas foi o suficiente para dar a vitória a seu time no Grupo C.

O Liverpool, porém, não soube transforma­r o domínio em vitória tranquila. Saiu na frente com Sturridge, após vacilo de Thiago Silva, e fez 2 a 0 em pênalti que Milner cobrou. Mas ainda no primeiro tempo Meunier diminuiu para o PSG.

Na etapa final, os ingleses perderam várias chances e o PSG acabou empatando após erro na saída de bola de Salah. Neymar, naquela que foi sua única jogada efetiva - foi criticado pelos jornais franceses por causa do individual­ismo -, aproveitou para avançar driblando e a bola sobrou para Mbappé marcar.

Então apareceu Firmino. Nos acréscimos, ele invadiu a área, passou fácil por Marquinhos e bateu forte, cruzado, garantindo a vitória do Liverpool.

 ?? LLUIS GENE/AFP ?? Momentos. Messi fez mais uma partida brilhante; Neymar não jogou bem e de novo foi alvo de críticas; Firmino jogou apenas 18 minutos e garantiu a vitória do Liverpool
LLUIS GENE/AFP Momentos. Messi fez mais uma partida brilhante; Neymar não jogou bem e de novo foi alvo de críticas; Firmino jogou apenas 18 minutos e garantiu a vitória do Liverpool
 ?? PHIL NOBLE/REUTERS ??
PHIL NOBLE/REUTERS
 ?? PETER POWELL/EFE ??
PETER POWELL/EFE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil