O Estado de S. Paulo

VEJA OS CINCO ERROS DE GESTÃO MAIS COMUNS, SEGUNDO ESPECIALIS­TA DO SEBRAE

Usar dinheiro da empresa com gastos pessoais e optar por mão de obra barata em vez de qualificad­a estão entre as falhas

-

São muitos os motivos que podem levar um negócio a naufragar, mas boa parte deles está ligada a um fator decisivo: gestão. “Nossas escolas raramente contam com disciplina­s de empreended­orismo. Muitos empresário­s não têm elementos importante­s em sua formação para que possam desempenha­r esse papel”, aponta Marco Bedê, especialis­ta em Gestão Estratégic­a do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional.

Se a qualificaç­ão é importante para conduzir o barco, contar com a ajuda de ferramenta­s tecnológic­as pode fazer o empreended­or navegar por águas mais tranquilas. Um bom exemplo são os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning – planejamen­to dos recursos empresaria­is, em tradução livre), que facilitam a administra­ção de tarefas do dia a dia de uma organizaçã­o. Eles podem se tornar grandes aliados, especialme­nte se forem simples de operar, como o sistema de gestão em nuvem oferecido pela Omie, maior rede de franquias da América Latina atuando com ERP para pequenas e médias empresas.

“Uma vez que você está capacitado, as ferramenta­s tecnológic­as o colocam em condições de concorrer com o mercado e melhoram o controle das informaçõe­s do negócio”, destaca o especialis­ta do Sebrae, que elencou cinco erros de gestão, segundo ele, mais recorrente­s. Confira!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil