O Estado de S. Paulo

Cielo aposta em pagamento por celular

Empresa lança solução com QR Code no País e smartphone que se acopla à maquininha de cartão

- Aline Bronzati

A Cielo, controlada por Bradesco e Banco do Brasil, fez ontem dois lançamento­s com objetivo de ampliar o pagamento via celular no País. Um deles permite que os usuários façam pagamentos direto nas maquininha­s e no e-commerce por meio da tecnologia QR Code (aquele código gerado através de uma imagem com quadradinh­os). A empresa também lançou um smartphone que se acopla a uma maquininha de cartões.

Com a primeira solução, batizada de QR Code Pay, também será possível fazer pagamentos com celular em terminais fixados nos caixas de supermerca­dos, em mais de 1,5 milhão de estabeleci­mentos no País. A empresa estima um potencial de 40 milhões de usuários.

O QR Code Pay tem seis parceiros. Além de Bradesco e BB, estão nesse grupo a carteira digital do banco Original, o banco digital Agibank, e ainda as empresas dos bancos controlado­res da Cielo, a Alelo, de benefícios, e a Livelo, de fidelidade.

Mas, segundo o vice-presidente executivo da Cielo, Danilo Caffaro, o pagamento via QR Code está aberto a quaisquer empresas. “Basta uma câmera no celular. O pagamento via QR Code é simples como uma foto e endereça tanto o lojista quanto o consumidor.”

Na China, segundo Caffaro, US$ 9 trilhões são movimentad­os via pagamentos com QR Code. “São 30 vezes o mercado brasileiro.”

Além da Cielo, outras empresas já aderiram à essa tecnologia, como o Mercado Pago, plataforma de serviços financeiro­s do Mercado Livre.

Celular x maquininha. A Cielo lançou ainda um smartphone que pode ser transforma­do em uma maquininha (via um ímã que conecta ambos) numa ofensiva para atrair microempre­endedores (MEIs), principal mercado da concorrent­e PagSeguro, da Uol. O celular será vendido nos canais da Cielo e em lojas das operadoras TIM e Claro.

Criptomoed­as

No início do mês, em reportagem do ‘Estado’, fontes do setor financeiro afirmaram que têm cancelado as contas que operam no mercado de bitcoin para evitar possíveis sanções por parte do Banco Central.

“Na China, tudo é possível pagar usando QR Code, desde alugar uma bicicleta até pagar um estacionam­ento” Danilo Caffaro

VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA CIELO

 ?? MAXIM ZMEYEV/REUTERS–3/10/2016 ?? Tecnologia. Pagamento pelo smartphone ganha espaço
MAXIM ZMEYEV/REUTERS–3/10/2016 Tecnologia. Pagamento pelo smartphone ganha espaço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil