O Estado de S. Paulo

Naufrágio de balsa deixa ao menos 44 mortos na Tanzânia

Número de vítimas pode passar de 200, dizem autoridade­s; embarcação levava entre 400 e 500 pessoas no Lago Vitória

- DODOMA, TANZÂNIA REUTERS E

Ao menos 44 pessoas se afogaram quando uma balsa afundou ontem no Lago Vitória, na Tanzânia. Autoridade­s acreditam que o número final de mortos pode ser mais de 200, já que entre 400 e 500 pessoas estavam na balsa. O acidente aconteceu entre duas ilhas no Lago Vitória, o maior da África, que fica nas fronteiras de Tanzânia, Uganda e Quênia.

O comissário do distrito de Ukerewe, Lucas Magembe, disse à agência Reuters que a operação de resgate para encontrar sobreviven­tes do desastre havia sido interrompi­da em razão da pouca visibilida­de no local. Ele afirmou que os trabalhos seriam retomados “ao amanhecer”, por volta das 6 horas (meia-noite no horário de Brasília).

Estimativa­s iniciais mostravam que a balsa MV Nyerere levava entre 400 e 500 pessoas a bordo. A embarcação afundou à tarde, a poucos metros da doca no distrito de Ukerewe, de acordo com a operadora Temesa. Testemunha­s disseram que a balsa estava superlotad­a e teria tombado quando a multidão de passageiro­s se moveu para um dos lados momentos antes de atracar.

De acordo com a operadora, é difícil estabelece­r o número exato de passageiro­s a bordo, “uma vez que o bilheteiro se afogou e a máquina que registrava os dados não foi encontrada”. Ontem à noite, mais de 100 pessoas haviam sido retiradas da água por equipes de emergência durante uma operação de resgate, 37 delas em estado grave. A porta-voz da Temesa, Theresia Mwami, declarou que a operadora havia realizado manutenção na balsa recentemen­te, incluindo a revisando de dois motores.

Tragédias. “Pedimos a Deus que nos dê esperança de que não tenha havido um alto número de mortes” afirmou o comissário regional, Adam Malima. Ontem, os moradores se juntaram às equipes de emergência nos esforços de resgate.

A Tanzânia tem registrado vários desastres náuticos em razão da superlotaç­ão de embarcaçõe­s de transporte marítimo. Em 2012, pelo menos 145 pessoas morreram quando uma balsa lotada afundou enquanto transporta­va pessoas para a ilha de Zanzibar, no Oceano Índico.

No ano anterior, quase 200 pessoas morreram em outro grande acidente na costa de Zanzibar. Centenas sobreviver­am, algumas foram encontrada­s agarradas a colchões e geladeiras. Em 1996, mais de 800 pessoas morreram quando o MV Bukoba virou, também no Lago Vitória. Foi um dos piores desastres de balsa do país. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil