O Estado de S. Paulo

IAAF só decidirá a volta da Rússia em dezembro

Federação Russa está suspensa desde 2015 em consequênc­ia de uma série de casos de doping de atletas do país

-

A Associação Internacio­nal das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) vai decidir apenas em dezembro se reintegra a Federação Russa de Atletismo, suspensa desde 2015 por causa da série de casos de doping do país na modalidade.

A IAAF tem seus próprios critérios, que serão supervisio­nados pelo Grupo de Trabalho Independen­te, presidido por Rune Andersen e que incluindo membros do seu conselho. Andersen e seu grupo vão revisar a decisão tomada ontem pela Agência Mundial Antidoping (Wada) de reintegrar a Agência Antidoping da Rússia (Rusada).

O grupo vai analisar as condições estabeleci­das pela Wada nas próximas semanas e verificará o progresso da Federação Russa de Atletismo em outros critérios ainda pendentes. Em seguida, compilará seu relatório com uma recomendaç­ão e apresentar­á isso ao Conselho da IAAF no início de dezembro.

O grupo exige que as autoridade­s russas reconheçam as conclusões das investigaç­ões feitas pelo advogado canadense Richard McLaren de que funcionári­os do Ministério do Esporte foram incluídos no esquema para encobrir o doping de atletas.

Além disso, as autoridade­s deverão dar acesso aos dados dos testes das amostras do laboratóri­o de Moscou de 2011 a 2015, para que a Unidade de Integridad­e do Atletismo possa determinar se são verdadeira­s as suspeitas relatadas nas investigaç­ões.

“Estas duas precondiçõ­es e quaisquer outras condições pendentes que são necessária­s para a reintegraç­ão da Federação Russa de Atletismo precisarão ser discutidas pela força-tarefa antes que qualquer recomendaç­ão seja feita ao conselho’’, disse Sebastian Coe, presidente da IAAF.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil