O Estado de S. Paulo

AMAZON LANÇA ATÉ MICRO-ONDAS CONECTADO

Aparelho, que será vendido a US$ 60 a partir do fim do ano, pode ‘ouvir’ comando de voz e faz parte de renovação da linha ‘inteligent­e’ da empresa

- AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS /

“Alexa, pode preparar a pipoca?” Desde ontem, essa frase ficou mais perto de se tornar realidade, com o lançamento de um micro-ondas “inteligent­e” feito pela Amazon. Com preço de US$ 60, ele é capaz de se comunicar com a caixa de som conectada da empresa, a Amazon Echo, e receber comandos de voz de qualquer usuário.

Infelizmen­te, para a tristeza dos preguiçoso­s de plantão, ele só não é capaz de colocar o pacote de pipoca dentro do eletrodomé­stico – portanto, andar até o micro-ondas continuará sendo necessário.

O micro-ondas, previsto para chegar ao mercado até o fim do ano, foi um dos 12 anúncios da Amazon em um evento surpresa, realizado ontem em sua sede, em Seattle, para renovar sua linha de dispositiv­os. Outra novidade foi um relógio de parede, que também funciona conectado via Bluetooth à caixa de som e registra horários e alarmes.

Além de expandir sua linha de caixas de som, com três diferentes versões, a empresa ainda lançou novidades para que o usuário possa adaptar produtos que já têm à tecnologia de casa conectada.

É o caso do Smart Plug – um adaptador de tomada que, quando conectado à rede Wi-Fi, pode “conversar” com as caixas de som da empresa. Assim, será possível, por exemplo, desligar aquele abajur ou cafeteira velha apenas com a voz. Há ainda o Echo Input, que pode ser ligado às caixas de som que o usuário possui – ele cabe na palma da mão e contém um microfone e um chip de processame­nto.

Com os lançamento­s, a Amazon amplia a aposta nas caixas de som conectadas, um setor em que tem visto a concorrênc­ia chegar – como Google, Apple e Samsung. Nos EUA, porém, o Google liderou as vendas no segundo trimestre.

 ?? STEPHEN BRASHEAR/AFP ?? Por voz. Micro-ondas usa Bluetooth para ‘escutar’ pedido
STEPHEN BRASHEAR/AFP Por voz. Micro-ondas usa Bluetooth para ‘escutar’ pedido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil