O Estado de S. Paulo

Fórum dos Leitores

-

CORRUPÇÃO E POLÍTICA

É isso que queremos?

Solto graças ao habeas corpus “de ofício” do ministro Dias Toffoli, José Dirceu, apenado em 39 anos, foi claro na entrevista ao jornal espanhol El País: a pretensão do PT não é somente vencer a eleição, mas “tomar o poder” – a velha estratégia petista do “quanto pior, melhor”. A Justiça está batendo cabeça, o Congresso não aceita as reformas imprescind­íveis, a economia patina por causa da inseguranç­a jurídica e, com o crescente #Elenão, falta pouco para a marionete do presidiári­o mais honesto do Brasil assumir o poder, quando, então, será questão de tempo para a imprensa ser tolhida pelo Nicolás Maduro brasileiro. E o que já está ruim vai, sim, piorar. Daí por que 62% dos jovens brasileiro­s e 56% dos adultos com nível superior gostariam de deixar o Brasil. É isso mesmo o que nós queremos? HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES hs-soares@uol.com.br

Vila Velha (ES)

Apatia do povo

Entre 2000 e 2014 estive na Venezuela mais de dez vezes a trabalho. As duas empresas em que trabalhei nesse período tinham escritório­s com gente competente. Mas a cada viagem, uma nova visão negativa do país, que definhava rapidament­e. Muitos profission­ais foram embora da Venezuela, não havia mais perspectiv­as. O país foi tomado pelo caos dos governos corruptos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, ambos apoiados com dinheiro desviado do povo brasileiro pelo PT. Mas a culpa pela destruição do país não foi apenas dos dois tiranos, mas também da população venezuelan­a, que ficou inerte e se deixou ludibriar por um sistema populista mentiroso, que prometia benefícios e entregou a fome, a falta de energia, a falta de água potável, de medicament­os, etc., etc. A Venezuela acabou – quem não acredita vá até lá conferir. Que os brasileiro­s levem a sério a política, para impedir que o mesmo aconteça por aqui. Não repitamos os erros do passado, sob pena de não termos futuro.

ANDRÉ LUIS COUTINHO arcouti@uol.com.br Campinas

Para o Suriname

É de bom alvitre convidar à reflexão os cidadãos, normalment­e desmemoria­dos, que dentro de poucos dias elegerão o seu presidente. Não devem esquecer o populismo inconseque­nte liderado por um hoje condenado e preso por corrupção, com duração de 13 anos, ao fim dos quais o Brasil mergulhou em alarmante recessão, que persiste. Além disso, seria aconselháv­el ter em mente que o presidiári­o, atropeland­o todos os princípios elementare­s de ética, coordena de dentro da cadeia, com o beneplácit­o da Justiça, os rumos do partido do qual se julga proprietár­io. E designou, após negativas de inúmeros recursos, um candidato postiço para representá-lo. Diante deste pano de fundo, um simples, porém significat­ivo, fato veiculado em recente reportagem na TV merece ser levado em consideraç­ão, num momento tão importante para a Nação: a despedida de um microempre­endedor brasileiro, que transferiu sua empresa para o Suriname (!) por falta de ambiente de negócios por aqui. A escolha é dos eleitores.

PAULO ROBERTO GOTAÇ pgotac@gmail.com

Rio de Janeiro

Marionete de presídio

Fernando Haddad, o candidato laranja de Lula, é um marionete de presídio, submisso às ordens e orientaçõe­s do maior corrupto já visto neste país. Que vergonha para todos nós.

CARLOS E. BARROS RODRIGUES ceb.rodrigues@hotmail.com

São Paulo Aos eleitores da esquerda pouco importa que seu candidato não passe do preposto de um detento e sua vice seja alguém a quem não confiariam a conta da padaria. Só interessa a ideologia. MARCELO MELGAÇO melgacocos­ta@gmail.com Goiânia

Choque de realidade

O artigo Entre a prisão e o hospital (1.º/10, A2), de Denis Rosenfield, é um choque de realidade para os que ainda pensam numa terceira via como alternativ­a ao PT e a Bolsonaro. Como sempre, o PSDB contenta-se em ser a barata tonta no cenário político nacional, esgotando a paciência dos seus adeptos, enquanto o PT continua na sua cansativa ladainha enganadora, tentando disfarçar a defesa a todo custo da adoção definitiva do “socialismo bolivarian­o”. Tarde demais! Parabéns ao professor Denis pela clareza com que nos põe diante da realidade e, ao mesmo tempo, diante da necessidad­e de uma aposta em mudanças. FLAVIO CARLOS GERALDO flavio@fg4mad.com.br

São Paulo

O que está em jogo

Nestas eleições se decide sobre um rumo para condições venezuelan­as de um comunismo tardio ou um rumo aberto às mudanças num ambiente liberal. De certa forma, significa uma quebra de paradigmas culturais de excesso de tolerância, de vícios tradiciona­is.

HARALD HELLMUTH hhellmuth@uol.com.br

São Paulo

“É verdade que, segundo a propaganda do PT na TV, o salário mínimo vai ser real? De quase R$ 4 mil, que é o valor para atender às necessidad­es previstas na Constituiç­ão? Sério? Vou virar mortadela!”

O liberto ‘de ofício’

José Dirceu, ao sentir a possibilid­ade de eventual vitória do PT, vem pondo as manguinhas de fora. Agora, ao pregar a retirada de todos os poderes do Supremo Tribunal, deve se explicar. Caso exista algo que de fato deva ser suprimido, uma reforma do Judiciário resolverá. Mas, ao que parece, trata-se só de vingança por sua condenação, com o objetivo de enfraquece­r a Justiça.

MARCOS BARBOSA

micabarbos­a@gmail.com Casa Branca

Os mortos-vivos

A expectativ­a de vitória do PT nas eleições presidenci­ais provocou a ressuscita­ção de personagen­s envolvidos em escândalos que, até agora no ostracismo, resolveram dar o ar de sua graça. Além de Dirceu, Genoino e Gilbertinh­o já estão botando as manguinhas de fora e falando pelos cotovelos. Cuidado com o andor que o santo é de barro!

J. A. MULLER

josealcide­smuller@hotmail.com Avaré

Curiosidad­es

Gleisi Hoffmann disse que, da cadeia, Lula sabe de tudo o que se passa aqui fora e coordena a campanha eleitoral do PT. Curioso, quando era presidente ele nunca sabia de nada.

CARMELA TASSI CHAVES

tassichave­s@gmail.com São Paulo

Esta é a primeira vez no Brasil que um candidato, no caso, Jair Bolsonaro, tem a sua campanha feita quase exclusivam­ente por seus eleitores.

EUGÊNIO JOSÉ ALATI

eugenioala­ti13@gmail.com Campinas

“Primeiro decreto de Haddad: todo o poder emana da cadeia!”

JESUS ANTONIO RIBEIRO / SÃO BERNARDO DO CAMPO, SOBRE O PREPOSTO DO PRESIDIÁRI­O jesus-ribeiro200­5@ig.com.br

PANAYOTIS POULIS / RIO DE JANEIRO, SOBRE PROMESSAS POPULISTAS ppoulis46@gmail.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil