O Estado de S. Paulo

‘Não vejo risco’, afirma Moro sobre tornar a delação pública

Ao levantar sigilo, juiz federal diz que, havendo uma ação penal em andamento, publicidad­e (dos fatos) se impõe

-

O juiz Sérgio Moro, ao retirar o sigilo da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci, ontem, afirmou que não vê “riscos às investigaç­ões”. “Dos depoimento­s prestados por Antonio Palocci no acordo, o termo de colaboraçã­o n.º 1 diz respeito ao conteúdo do presente feito. Examinando o seu conteúdo, não vislumbro riscos às investigaç­ões em outorgar-lhe publicidad­e.” De acordo com o juiz, “havendo, ademais, ação penal em andamento, a publicidad­e se impõe”.

Essa parte da delação de Palocci integra os autos de uma das ações penais da Lava Jato na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na compra deapartame­nto em São Bernardo do Campo e de um terreno que seria destinado ao Instituto Lula. Os imóveis, segundo denúncia do Ministério Público Federal foram pagos pela Odebrecht como propina.

O ex-presidente ainda é réu na Justiça do Paraná no caso do sítio em Atibaia (SP), também por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a acusação, empreiteir­as teriam pago propina a Lula por meio de obras e benfeitori­as na propriedad­e rural. O petista nega.

A defesa de Lula afirmou que, com a decisão de ontem, Moro “é responsáve­l por mais uma interferên­cia arbitrária e ilegal no processo de eleições”.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO ?? Decisão. Juiz retirou sigilo ontem
WERTHER SANTANA/ESTADÃO Decisão. Juiz retirou sigilo ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil