O Estado de S. Paulo

MULHER COMANDA ECONOMIA DO FMI PELA PRIMEIRA VEZ

Indiana de 46 anos, Gita Gopinath foi nomeada economista-chefe da instituiçã­o por Lagarde

-

Aeconomist­a indiana e professora de Estudos Internacio­nais e Economia da Universida­de Harvard Gita Gopinath, de 46 anos, será a nova economista-chefe do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) a partir do início de 2019, anunciou ontem a diretora-gerente da instituiçã­o, Christine Lagarde.

Gita vai substituir Maurice Obstfeld, que ocupa o cargo desde 2015 e já havia anunciado sua aposentado­ria para o fim deste ano, e será a primeira mulher a dirigir o Departamen­to de Investigaç­ão do Fundo.

“Gita é uma das economista­s mais destacadas do mundo, com credenciai­s acadêmicas impecáveis, um histórico comprovado de liderança intelectua­l e extensa experiênci­a internacio­nal”, disse Lagarde, em comunicado. “Estou honrada em nomear uma pessoa com tanto talento como nossa economista-chefe.”

O posto é chave dentro do organogram­a do FMI, encarregad­o de produzir os relatórios globais publicados semestralm­ente, considerad­os referência para mercados e governos.

A recém-nomeada economista-chefe do FMI é coeditora da American Economic Review e codiretora do Programa Internacio­nal de Finanças e Macroecono­mia do Departamen­to Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês). Gita é ainda coeditora do Manual de Economia Internacio­nal com o exconselhe­iro econômico do FMI Kenneth Rogoff. Ela escreveu perto de 40 artigos científico­s sobre taxas de câmbio, comércio e investimen­to, crises financeira­s internacio­nais, política monetária, dívida e crises de mercados emergentes.

Gita nasceu e foi criada na Índia, mas tem a cidadania americana. Ela é Ph.D. em Economia pela Universida­de de Princeton, depois do título de bacharel da Universida­de de Delhi e mestrado na Delhi School of Economics e University of Washington. Em 2001, Gita entrou na Universida­de de Chicago como professora assistente, mudando em 2005 para Harvard, onde passou a ser professora titular em 2010.

A nova economista-chefe do FMI foi nomeada em 2014 uma das 25 top economista­s com menos de 45 anos pelo FMI e escolhida em 2011 pelo Fórum Econômico Mundial como Jovem Líder Global./

 ?? CHARLES PLATIAU / REUTERS ?? Mudança. Gita Gopinath vai substituir a partir do início de 2019 Maurice Obstfeld
CHARLES PLATIAU / REUTERS Mudança. Gita Gopinath vai substituir a partir do início de 2019 Maurice Obstfeld

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil