O Estado de S. Paulo

Ford vai deixar de produzir o Focus na Argentina

Montadora diz que modelo vem perdendo participaç­ão de mercado e que não pretende fechar fábrica no país vizinho

- André Ítalo Rocha

A Ford informou ontem que um dos carros mais icônicos da marca, o sedan Focus, deixará de ser produzido na Argentina, de onde saem as unidades vendidas no Brasil e nos demais mercados da América do Sul. O fim da produção do modelo está previsto para maio de 2019 e é motivado pela baixa demanda.

Segundo a montadora, o público que antes costumava comprar carros do segmento do Focus tem migrado para as SUVs (utilitário­s esportivos) e crossovers (carro compacto com caracterís­ticas de um SUV). Com a procura cada vez menor pelo carro, a produção não se justifica mais.

Além do Focus, a fábrica da Argentina, localizada em Pacheco, produz a picape Ranger. Antes da queda na demanda, 40% da produção da Ford na Argentina era destinada ao Focus. Agora, gira em torno de 23%. A Ranger continuará sendo produzida normalment­e.

No Brasil, principal mercado de veículos na América do Sul, as vendas do Focus têm caído ano a ano. Em 2012, quando os emplacamen­tos de automóveis bateram recorde, foram vendidas 24 mil unidades do Focus, que ficou em 30.º lugar no ranking dos 50 automóveis mais vendidos compilado pela Federação Nacional de Distribuiç­ão de Veículos Automotore­s (Fenabrave). Em 2017, foram 6,1 mil unidades, deixando o carro na 50.ª posição.

No acumulado de janeiro a agosto de 2018, foram apenas 3,1 mil unidades vendidas e o carro não aparece nem entre os 50 mais vendidos. Em igual período do ano passado, foram 3,8 mil unidades vendidas.

A Ford garantiu que a decisão de encerrar a produção do Focus não é um primeiro passo para fechar a fábrica da Argentina ou deixar de produzir na América do Sul. Segundo a empresa, trata-se apenas de uma resposta aos resultados das vendas em um segmento específico. O Focus é produzido na Argentina e vendido no Brasil desde 2000.

 ?? FORD-10/4/2018 ?? Fim da linha. A produção do modelo acabará em 2019
FORD-10/4/2018 Fim da linha. A produção do modelo acabará em 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil