O Estado de S. Paulo

Após saída de fundador, Instagram anuncia novo executivo.

Adam Mosseri, hoje vice-presidente de produto do Facebook, substituir­á Kevin Systrom, que fundou rede com o brasileiro Mike Krieger, em 2010

- / AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

A rede social Instagram anunciou ontem que Adam Mosseri será seu novo presidente executivo. Atual vice-presidente de produto do Facebook, Mosseri assumirá o posto uma semana após a notícia da saída dos dois fundadores do Instagram, o americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger.

Segundo fontes próximas à empresa, Systrom e Krieger resolveram deixar seus postos após conflitos com Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, sobre o futuro do aplicativo de fotos e vídeos.

“Acreditamo­s que Adam vai ser fiel aos valores de comunidade e que o Instagram continuará a prosperar”, disseram Systrom e Krieger, em nota enviada à imprensa na tarde de ontem. No mesmo comunicado, a empresa disse ainda que está entusiasma­da com um novo presidente “com forte histórico de design e simplicida­de”.

Mosseri está no Facebook desde 2008, onde entrou para trabalhar na área de design. Logo depois, assumiu o posto de gerente de produto na equipe de soluções para dispositiv­os móveis. Também foi o responsáve­l por supervisio­nar a linha do tempo do Facebook.

Agora, o executivo vai supervisio­nar todas as funções do Instagram e deve montar uma própria equipe de liderança, incluindo chefes nas áreas de engenharia, produto e operações. Os nomes devem ser anunciados nas próximas semanas.

A notícia não animou o mercado: ontem, as ações do Facebook encerraram o dia em queda de 1,23% na bolsa de valores Nasdaq, cotadas a US$ 162,44. A empresa também foi contaminad­a pela falha de segurança revelada na última sexta-feira, que afetou 50 milhões de usuários (leia mais ao lado). “O Facebook está envolto em incertezas”, disse Joel Kulina, analista da consultori­a Wedbush Securities, em nota.

Debandada. Com a saída de Krieger e Systrom prevista para as próximas semanas, o Facebook não terá em seu corpo de funcionári­os, pela primeira vez, nenhum dos principais fundadores das maiores empresas que adquiriu nos últimos anos – Instagram, WhatsApp e Oculus, de realidade virtual. Para analistas, é um mau sinal para a empresa ao fazer aquisições, demonstran­do pouca autonomia aos empreended­ores.

 ?? AP ?? Veterano. Mosseri está no Facebook desde 2008
AP Veterano. Mosseri está no Facebook desde 2008

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil