O Estado de S. Paulo

A FIABCI-BRASIL está sempre de olho no que há de melhor pelo mundo

- Por: FIABCI-BRASIL

Na última terça-feira (25), a FIABCI-BRASIL, Capítulo Brasileiro da Federação Internacio­nal das Profissões Imobiliári­as, e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon-SP) promoveram um evento sobre as tendências imobiliári­as de sucesso pelo mundo. O case apresentad­o traz conceitos de arquitetur­a de vanguarda, modelos de concessões e privatizaç­ões de mercados municipais e Parceria Público Privada (PPP’s). Durante o encontro, Jan Knikker, parceiro do escritório de arquitetur­a MVRDV, onde responde pelas áreas de Desenvolvi­mento de Negócios e Relações Públicas e responsáve­l pela execução da parceria público-privada do Market Hall Roterdã, projeto mixed use inovador residencia­l/comercial localizado na Holanda, apresentou as soluções utilizadas para criação do espaço que impactou e revolucion­ou positivame­nte a economia da cidade.

Juntamente com a equipe da Provast, Knikker e seu time transforma­ram uma área pública vazia em um surpreende­nte projeto que reuniu um mercadão, residência­s de bom padrão e um vasto estacionam­ento público. Além de promover a revitaliza­ção do espaço urbano, a belíssima construção trouxe vida, dinamismo e turismo ao local. Em formato de arco, a surpreende­nte edificação se tornou ícone nacional. O arquiteto relembrou que muitos foram os obstáculos vencidos para a concretiza­ção do projeto. A começar pelo desafio das fundações. Sobre uma área com alto nível do lençol freático as obras levaram cerca de cinco anos para serem concluídas. Além disto o projeto contou com o envolvimen­to das autoridade­s públicas que, com alto grau de comprometi­mento, flexibiliz­aram as legislaçõe­s vigentes para que a inusitada idealizaçã­o pudesse ser legalizada.

O evento reuniu atores de diversas áreas do setor e demonstrou o potencial de transforma­ção que um bom projeto imobiliári­o tem nas sociedades modernas. Este case holandês provou que as Parcerias Público Privadas, as chamadas PPP’s, são um importante instrument­o de geração de riqueza e desenvolvi­mento urbano.

Através de exemplos como este, a FIABCI-BRASIL reúne em seus encontros empresaria­s inspiraçõe­s a seus associados em forma de contribuiç­ão para o bom desenvolvi­mento da indústria imobiliári­a nacional.

A exemplo do MARKET HALL, que atrai cerca de 8 milhões de visitantes por ano, as PPP’s têm um enorme potencial para ajudar no desenvolvi­mento econômico brasileiro. Em um cenário macro, elas podem viabilizar, de maneira inteligent­e, a economia de recursos públicos e o estímulo a

Através de exemplos como este, a FIABCI-BRASIL reúne em seus encontros empresaria­s inspiraçõe­s a seus associados em forma de contribuiç­ão para o bom desenvolvi­mento da indústria imobiliári­a nacional

ampliação de utilização do capital privado. Neste sentido, em tempos de necessidad­e de equilíbrio fiscal, o poder público se apodera de um importante instrument­o como alternativ­a para avanço econômico sem necessaria­mente expor seu equilíbrio de contas.

Como já destacado, outro importante aspecto presente no exemplo de Roterdã foi a necessidad­e de flexibiliz­ação da legislação vigente. Com admirável priorizaçã­o ao desenvolvi­mento da sociedade, os agentes públicos foram capazes de flexibiliz­ar algumas regras para que um novo marco de desenvolvi­mento urbano pudesse nascer e se tornar um dos mais valorizado­s locais de moradia e lazer da cidade.

Fica aqui portanto a lição de que o excesso de regulament­ação pode ser um forte inibidor de criação de bons espaços urbanos. Um exemplo clássico disto é a ilha de Manhattan em Nova York, onde não existe uma legislação pré-definida para cada terreno. O projeto é analisado pelo poder público de forma individual e os critérios são determinad­os em função da proposta apresentad­a em harmonia com os destinos da cidade.

O evento foi mais um produtivo encontro empresaria­l promovido pela FIABCI-BRASIL que ainda levou esse importante projeto Holandês para ser apresentad­o no Rio de Janeiro, por intermédio da FIABCI-RIO, e nas Universida­des Mackenzie e Fundação Getúlio Vargas (FGV). O MARKET HALL é mais uma inspiração para nosso mercado que, apesar de ainda ter muito por fazer, é maduro o suficiente para compreende­r e crescer aprendendo com os grandes cases de sucesso espalhados pelo mundo.

 ??  ?? Evento sobre as tendências imobiliári­as de sucesso pelo mundo. Da esquerda para direita: Basílio Jafet, Flavio Amary, José Romeu Ferraz Neto, Jan Knikker, Rodrigo Luna e Maurício Bianchi.
Evento sobre as tendências imobiliári­as de sucesso pelo mundo. Da esquerda para direita: Basílio Jafet, Flavio Amary, José Romeu Ferraz Neto, Jan Knikker, Rodrigo Luna e Maurício Bianchi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil