O Estado de S. Paulo

LADO HISTÓRICO

-

Al Bastakiya

Conhecida pela arquitetur­a moderna, Dubai também tem uma área antiga. A história de Al Bastakiya remonta ao século 19: a região era usada por comerciant­es de pérolas. Hoje restaurado, o bairro conta com galerias e cafés nas antigas casas de arquitetur­a persa, e uma série de atrações.

Dubai Museum

Pertinho de Al Batakaya, o Forte Al Fahidi é a construção mais antiga da cidade – hoje, abriga o Dubai Museum. Ali estão guardados objetos antigos, como canhões e barcos de madeira, expostos na área externa, além de uma área interna onde são exibidos objetos menores (como lanças, espadas e revólveres). Há ainda representa­ções de ambientes que retratam como era a vida na região e a reprodução de uma torre de vento, que deixava as construçõe­s mais frescas.

Mesquita

A 10 minutos do museu, a mesquita Al-Farooq é uma das poucas que recebe visitantes não muçulmanos para explicar um pouco da cultura do islã. O prédio é imponente por dentro e por fora, com um grande lustre de cristal no centro e chão em mármore. Para entrar, homens e mulheres não podem mostrar braços e pernas – algo difícil no calor de Dubai. Por isso, na entrada é possível pegar emprestado trajes que cobrem todo o corpo (as mulheres precisam também usar um véu sobre os cabelos). O tour dura entre 45 minutos e uma hora; alfarooqce­ntre.com.

Al Ras

Cruzando o Dubai Creek (o que por si só já é um passeio), a área de Al Ras é ótima para comprar lembrancin­has. A regra ali é barganhar – os vendedores adoram. Um deles puxou assunto, colocou um turbante na minha cabeça e, no fim da história, o artigo que ele começou oferecendo por cerca de R$ 1.200 já estava em R$ 180.

 ?? RICARDO FREIRE/ESTADÃO ?? Creek. Passeio de barco leva à área antiga da cidade
RICARDO FREIRE/ESTADÃO Creek. Passeio de barco leva à área antiga da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil