O Estado de S. Paulo

Governo vai antecipar centro de transição

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Ogoverno vai inaugurar já na sexta-feira o centro de transição que receberá a equipe do próximo presidente eleito até a posse, em 1.º de janeiro. O Planalto não quer ser surpreendi­do com a possibilid­ade de a disputa presidenci­al terminar já no domingo. A última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mostra, porém, que a corrida deverá ser em duas etapas. Pelas regras em vigor, o novo presidente pode começar a nomear sua equipe de transição dois dias após eleito. O novo time vai despachar da sede do CCBB de Brasília num espaço de 2,5 mil metros quadrados.

» Escolhidos. Dois ministros já foram destacados para ajudar na transição. Ronaldo Fonseca, da Secretaria-Geral, vai coordenar a área de infraestru­tura. Eliseu Padilha (Casa Civil), a parte institucio­nal.

» Suspense. O TSE estima que até as 21h de domingo poderá informar se haverá 2.º turno. Como o início do horário de verão foi adiado para 18 de novembro, os votos do Nordeste começarão a serem apurados junto com os do Sul e do Sudeste.

» Memória... O ex-diretor do Banco Central Isaac Sidney comentou pelo Twitter que “pode testemunha­r” declaração da campanha do seu ex-chefe Henrique Meirelles de que, quando presidiu a instituiçã­o, “não deixou ninguém chegar perto do cofre”.

» ...viva. Na época, Isaac era chefe de gabinete de Meirelles. “E não foi por falta de investida, inclusive por gente que hoje declara que pretende acabar com o poder de investigaç­ão do Ministério Público”, escreveu, numa indireta ao petista José Dirceu.

» O ônus. Em conversas reservadas, a cúpula do PT já começa a culpar o candidato Fernando Haddad pelo desempenho acanhado nas pesquisas. O Ibope/Estado divulgado ontem mostrou Bolsonaro com nove pontos à frente do petista.

» Tecla SAP. Desde o início da campanha, há insistente­s pedidos de petistas do altocomand­o para que Haddad simplifiqu­e a forma rebuscada de falar com o eleitor.

» Pindaíba. Petistas reclamam da falta de recursos na campanha. O partido tem R$ 201 milhões para seus 1.309 candidatos.

» Estreia. A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada ontem mostra o presidenci­ável Cabo Daciolo (Patri) pontuando pela primeira vez na intenção de voto espontânea. Sem que seja apresentad­a uma lista de candidatos, 1% dos entrevista­dos diz que votará nele.

» Quem puxa. A faixa na qual Jair Bolsonaro (PSL) tem o maior cresciment­o, de cinco pontos porcentuai­s, é a com maior renda familiar. Ele chega a 51% das intenções de voto. É nesse segmento também que Haddad tem a maior queda. Vai de 17% a 11%. » Uni-duni-tê. O ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, vai indicar à presidênci­a da Anatel um dos três nomes da lista que inclui Moisés Moreira, Max Martinhão e Carlos Baigorri. A vaga será aberta em novembro.

» À moda antiga. O presidente do Supremo, Dias Toffoli, surpreende­u o staff do Planalto. Depois de três dias como interino, mandou flores para as secretária­s. Sua antecessor­a, Cármen Lúcia, era conhecida por não dar nem bom dia.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil