O Estado de S. Paulo

Amsterdã tenta controlar o fluxo de turistas.

Excesso de visitantes faz prefeitura impor novas regras e aumentar multa a bêbados e arruaceiro­s

-

Amsterdã enfrenta um desafio. Impulsiona­do por voos e acomodaçõe­s baratas, o turismo cresceu 60% na última década e inundou de gente suas ruas bucólicas e seus canais centenário­s. O que preocupa as autoridade­s locais, no entanto, é que parte da torrente humana não chega para visitar museus e praças, mas vem atraída por maconha e prostituiç­ão – ambas legais. O grande fluxo de visitantes tem causado incômodo, principalm­ente para quem vive no centro histórico.

Mas o problema vai muito além da quantidade de turistas. É também como eles se comportam, sem respeitar as regras locais, lotando e tumultuand­o as ruas. No ano passado, 20 milhões de turistas passaram pela cidade.

Os moradores reclamam que não há policiais suficiente­s. Com as ruas lotadas, as ambulância­s têm dificuldad­es para realizar atividades de emergência e chegar até as pessoas que precisam delas. O ombudsman de Amsterdã, Arre Zuurmond, descreveu a situação como uma “floresta urbana sem lei”. Ultimament­e, até as prostituta­s têm se queixado que a multidão de turistas espanta os clientes.

Pim van Burk, de 33 anos, que mora no Bairro da Luz Vermelha, diz que o barulho não incomoda, mas sim a dificuldad­e de chegar em casa. Ele tentou resolver o problema instalando duas campainhas em sua bicicleta. “Assim, as pessoas pensam que há mais bicicletas atrás delas”, explicou.

Agora, a prefeitura resolveu apertar o cerco. Aumentou para ¤ 140 (R$ 630) a multa por bebedeira, algazarra ou para quem urinar na rua. Fotografar as prostituta­s está proibido. A prefeitura intensific­ou a limpeza das ruas, que amanheciam imundas, e iniciou uma campanha para que os visitantes respeitem as novas regras. Agora, é torcer para dar certo.

 ??  ??
 ?? JASPER JUINEN/NYT ?? Turismo sexual. Visitantes passam por vitrine no Bairro da Luz Vermelha, em Amsterdã: política de contenção de danos
JASPER JUINEN/NYT Turismo sexual. Visitantes passam por vitrine no Bairro da Luz Vermelha, em Amsterdã: política de contenção de danos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil