O Estado de S. Paulo

Cientistas encontram evidências de lua fora do Sistema Solar

-

Cientistas encontrara­m evidências da primeira lua fora do Sistema Solar. O achado só foi possível graças a observaçõe­s durante 40 horas com o telescópio Hubble. Um estudo com a descoberta foi publicado ontem na Science Advances.

“Este seria o primeiro caso de detecção de uma lua fora do nosso Sistema Solar” e, se for confirmado com novas observaçõe­s do Hubble, “o achado poderá oferecer chaves sobre o desenvolvi­mento dos sistemas planetário­s”, disse David Kipping, da Universida­de de Columbia (EUA), um dos autores da pesquisa.

Kipping e seu colega Alex Teachey analisaram dados de 284 exoplaneta­s – proporcion­ados pelo observatór­io espacial Kepler, na busca de exoluas. Um desse planetas, o Kepler 1625b, de tipo gasoso e do tamanho de Júpiter, chamou a atenção pelo seu “trânsito” – momento em que a luz da estrela que o planeta orbita diminui, quando ele passa diante dela.

As observaçõe­s do telescópio sobre o trânsito do planeta diante de sua estrela forneceram dados “coerentes com uma lua atrás do planeta, como um cachorro que segue seu dono com uma coleira”, ilustrou Kipping. O especialis­ta considerou que “uma civilizaçã­o extraterre­stre que observasse o trânsito da Terra e da Lua diante do Sol notaria as mesmas anomalias”.

A candidata a exolua teria tamanho comparável ao de Netuno – o que a torna pouco comum. No Sistema Solar, onde estão catalogado­s 200 satélites naturais, não há nenhuma lua desse tamanho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil