O Estado de S. Paulo

Epifania sobre recursos veio após regata de volta ao mundo

Velejadora britânica teve ideia de circularid­ade após ficar 2 meses no mar

- /E.G.

Ao passar mais de dois meses no mar, em uma regata solitária de volta ao mundo em 2005, a velejadora britânica Ellen MacArthur, hoje com 42 anos, percebeu a realidade de viver com recursos finitos.

Seu plano na época era circum-navegar o planeta o mais rápido possível, de modo que fazer paradas para reabasteci­mento estava fora de cogitação. “Administra­r com parcimônia os recursos materiais disponívei­s era uma questão de vida ou morte”, contou depois de concluir a jornada. Ela já havia feito outra grande regata solo um ano antes.

“Quando Ellen cruzou a linha de chegada, ela teve uma epifania. A noção de limitação dos recursos que ela sentiu nos 72 dias que ficou no mar deveria ser aplicado à economia global”, explica Luisa Santiago, representa­nte da Fundação Ellen MacArthur no Brasil.

Após a regata de 2005, Ellen, que virou um dos rostos mais conhecidos em defesa da economia circular, anunciou que largaria as grandes regatas. “Ela passou a fazer uma jornada. Ficou cinco anos conhecendo e conversand­o com dirigentes de empresas, com membros dos governos e líderes de escolas de pensamento acadêmico para chegar a uma forma que tornaria realidade a ideia da economia circular. O que temos hoje é fruto disso”, diz Luisa.

Crise. A partir de 2008, com o mundo mergulhado em uma crise econômica, o cenário contribuiu para o surgimento da fundação, que nasceu dois anos depois com a missão de acelerar a transição para uma economia circular. “Essa necessidad­e global de escrever uma história de economia de longo prazo passou a ser bem aceita desde então”, explica a gestora brasileira.

Desde então, a fundação atua em cinco frentes conectadas: produção de estudos e relatórios com evidências sobre o benefício da transição; atuação junto a empresas e governos; oferta de cursos online sobre economia circular; produção de estudos de caso e livros para o público em geral e atuação junto a organizaçõ­es ao longo de cadeias de valor.

 ?? JACQUES VAPILLON/REUTERS–28/11/2004 ?? ‘Vida oumorte’. Ellen, momentos antes de partir em 2005
JACQUES VAPILLON/REUTERS–28/11/2004 ‘Vida oumorte’. Ellen, momentos antes de partir em 2005

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil