O Estado de S. Paulo

DISPUTA INÉDITA NAS RUAS E NAS REDES

Candidatur­a de Lula barrada, atentado a Jair Bolsonaro e polêmicas marcam disputa nacional

- Gilberto Amendola

Quando a história da eleição presidenci­al de 2018 for recontada, quais serão os momentos mais lembrados, aqueles que tiveram maior relevância no andamento e no resultado final da votação?

Essa campanha não teve dias mornos. No início do primeiro turno, a linha narrativa passava por Curitiba e o impediment­o da candidatur­a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – preso e condenado na Lava Jato – bem como pela insistênci­a do PT em ter o nome dele nas urnas.

Mas, logo no dia 6 de setembro, um atentado mudaria os rumos da história contada até então: o presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) foi esfaqueado em um ato de campanha na cidade de Juiz de Fora (MG). A partir daí, a eleição ganharia como cenário um hospital, o Albert Einstein, em São Paulo.

Cenário novo, candidato novo. No dia 11 de setembro, o PT confirmou Fernando Haddad como o seu nome para disputar a Presidênci­a. Logo, o protagonis­mo/antagonism­o eleitoral foi encarnado por Bolsonaro e Haddad. Ainda assim, outros personagen­s se destacaram, como General Mourão, manifestaç­ões como a do #elenão e um twitter “pegando fogo”, com mais de 55 milhões de interações desde o início da campanha. E tudo isso tendo o fantasma das fake news como moldura.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil