O Estado de S. Paulo

Passarelas da SPFW consagram tendências da próxima estação

Tecidos naturais, motivos tropicais, formas amplas, referência­s ‘western’ e influência de sportswear dão o tom da temporada 1. 4. 5.

- Maria Rita Alonso Sergio Amaral

Praticamen­te tudo do que foi visto nos últimos desfiles pode ganhar (ou até já ganhou) as vitrines e ruas do País. Encerrada na última sexta, a 46ª edição da São Paulo Fashion Week, entre a crise econômica que paralisa o varejo e os momentos finais das eleições, é a mais realista possível: a passarela agora precisa ser comercial e desejável.

Nesses tempos bicudos, os desfiles conceituai­s e os looks ultraluxuo­sos são praticamen­te resistênci­a. Um tipo muito bem vindo, por sinal, representa­do por nomes da moda jovem, como as estreantes Cacete e Piet, pelos integrante­s da incubadora Estufa, e pelos veteranos Gloria Coelho, Lino Villaventu­ra, Reinaldo Lourenço e Ronaldo Fraga. Ponto.

Nesta SPFW, assim como na anterior, vimos desfiles de inverno, com peças que serão lançadas daqui a seis meses, caso por exemplo de Reinaldo Lourenço, e também roupas de verão que já chegaram às lojas, como as da Osklen.

Outro fundamento desta temporada vem do desejo do consumidor por um estilo de vida mais sustentáve­l, que inclui de alimentos orgânicos a produtos de baixo impacto ambiental. Nessa linha, entram em cena os tecidos naturais como o algodão e o linho, as camisetas de pet reciclado. Entre as marcas que investem nessa linha estão Osklen, Beira, Handred.

Vem dessa mesma corrente a tendência das modelagens amplas, que sugerem um vestir mais confortáve­l.

A temporada nacional trouxe ainda muitos looks monocromát­icos, em tons terrosos (marrons, beges, areias e nudes) e em cores vibrantes, muitos deles em tons de neon.

Nessa mesma vibração solar, motivos tropicais (flores, frutas, pássaros e folhagens) ganham impulso nos desfiles de Amir Slama e PatBo. Franjas, bandanas e outras referência­s western pontuaram as coleções da Bobstore, Lilly Sarti e Ratier.

Numa linha mais cool, o sportswear e a moda de rua conferem frescor à alfaiatari­a masculina das grifes Piet, Cacete e João Pimenta. A próxima estação promete.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1. Osklen2. Handred3. Bobstore4. Lino Villaventu­ra5. Reinaldo Lourenço6. Cacete Company
1. Osklen2. Handred3. Bobstore4. Lino Villaventu­ra5. Reinaldo Lourenço6. Cacete Company

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil