O Estado de S. Paulo

Volkswagen apresenta o SUV T-Cross

Montadora mostra T-Cross, que chega ao mercado no ano que vem para fazer parte do segmento mais disputado do País

- Diego Ortiz

Modelo é a aposta da marca para o segmento mais disputado do Brasil. Com motores turbo 1.0 e 1.4 e até 420 litros no porta-malas, novato chega em março

Rival de HR-V, Creta, Renegade e Kicks no segmento mais badalado do País, o Volkswagen TCross nacional foi apresentad­o no Brasil ao mesmo tempo que na Europa e na China, mercados em que também será vendido. A produção da versão brasileira começará em janeiro em São José dos Pinhais (PR), mas o SUV compacto só chegará às concession­árias em março.

O carro poderá ser visto pelo público no Salão do Automóvel, de 8 a 18 de novembro no São Paulo Expo, na capital. A VW ainda não revelou preços e a gama de versões do T-Cross, mas a Highline, de topo, deverá ultrapassa­r um pouco os R$ 100 mil.

O SUV nacional é um pouco maior que o europeu, mas mantém as linhas gerais. O interior é mais espaçoso, graças ao entreeixos do Virtus, de 2,65 metros. A mudança aumentou o compriment­o do carro em expressivo­s 8,5 cm – são 4,19 metros.

O T-Cross brasileiro também é 10 milímetros mais alto que o europeu, com 1,56 metro. O porta-malas pode ter entre 373 litros e 420 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros, que deslizam.

Há dois motores turbo. O 1.0 de três cilindros (200 TSI, o mesmo do Polo) gera 128 cv. O 1.4 de quatro cilindros (250 TSI, do Golf) tem 150 cv.

O primeiro poderá receber câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Já a versão 250 TSI virá apenas com o automático. O T-Cross não deverá ter nenhuma versão com tração integral.

A lista de itens de série é longa. Todas as versões têm ESP com bloqueio eletrônico do diferencia­l. Há monitor de pressão dos pneus e sistema que trava os freios após uma colisão, para evitar movimentaç­ão do carro após acidente. Os freios são a disco nas quatro rodas.

Como opcional, as versões de topo podem ter faróis de LEDs, teto solar elétrico e central multimídia com tela de oito polegadas – a mesma de Polo e Virtus. Também estão na lista de extras partida por botão, painel virtual, e sistema de som com alto-falantes da marca Beats.

O T-Cross é o único do segmento a oferecer quatro entradas USB na cabine, duas na frente e duas na saída do ar-condiciona­do traseiro. Nas versões de entrada as rodas são de 16” –

17” nas mais caras.

 ?? VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO ??
VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
 ?? FOTOS: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO ?? Exclusivos. Spoiler e grade são diferentes dos do SUV europeu
FOTOS: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO Exclusivos. Spoiler e grade são diferentes dos do SUV europeu
 ??  ?? Lanternas. Detalhe traseiro lembra o de modelos da Porsche
Lanternas. Detalhe traseiro lembra o de modelos da Porsche
 ??  ?? Acabamento. Estilo do interior é moderno e cheio de cores e texturas novas
Acabamento. Estilo do interior é moderno e cheio de cores e texturas novas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil