O Estado de S. Paulo

Votações no Congresso preocupam Bolsonaro

-

Definida a eleição, o Congresso retoma a agenda de votações e vai se debruçar sobre temas como o reajuste de ministros do Supremo, que deve puxar a discussão sobre aumento para deputados e senadores. O vice-presidente eleito, general Mourão, disse à Coluna que “a criação de novas despesas preocupa a equipe” e antecipou que Bolsonaro deve tentar barrar um eventual reajuste para parlamenta­res por não estar previsto. “O orçamento não tem espaço para isso. É a questão da pizza: se aumentar uma fatia, outras vão ficar espremidas”, afirma.

» Passe livre. Mourão não enxerga problema no aumento para o STF, uma vez que há previsão orçamentár­ia para elevar os salários dos ministros de R$ 33,7 mil para R$ 39,3 mil.

» Na pauta. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), confirmou à Coluna que vai concluir a votação do reajuste do Supremo. Ele nega articulaçã­o em curso para aumentar os salários dos congressis­tas.

» Barrado no baile. O vice de Bolsonaro não estava ao lado dele na hora da apuração dos votos. A companhia aérea cancelou seu voo. Só chegou ao Rio às 21 horas.

» Muda tudo. O sistema de segurança do Planalto será alterado para receber o presidente eleito. O estudo prevendo as mudanças está pronto. As novas regras são considerad­as necessária­s por causa do atentado sofrido por ele na campanha.

» De carona. Caso Bolsonaro mantenha sua decisão de viajar para Brasília amanhã, o presidente Temer vai oferecer a ele o avião da FAB. A inteligênc­ia do governo confirma que há ameaças reais contra Bolsonaro confirmada­s por escutas.

» Todo cuidado é pouco. A presença de Joice Hasselmann na festa da vitória de João Doria chamou a atenção por dois motivos. Foi a única representa­nte do PSL a comparecer e acompanhad­a por quatro seguranças.

» É golpe! A direção do Senado está surpresa com os questionam­entos de senadores recém-eleitos. Um deles ficou indignado ao saber que o auxílio paletó foi extinto. Inconforma­do, saiu acusando a Casa de estar escondendo o salário extra dos novatos.

» Perde… Petistas históricos afirmam que o candidato derrotado Fernando Haddad sai maior do que entrou nesta eleição por ter se exposto em uma disputa difícil e conseguido apoios como o de Joaquim Barbosa e de Rodrigo Janot.

» ...ganha. Diz o ex-ministro Ricardo Berzoini: “Temos duas lideranças nacionais hoje: Lula e Haddad”.

» Bate cabeça. Ministro da Fazenda de Bolsonaro, Paulo Guedes rechaça a hipótese de ter de submeter suas decisões a Onyx Lorenzoni. A aliados, diz que isso nunca foi tratado com o “zero um”. » Vem aí. O STF poderá entrar em rota de colisão com o Bolsonaro já nas próximas semanas. No dia 14 de novembro está previsto o julgamento de uma ação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêner­os que pretende obter a criminaliz­ação de todas as formas de homofobia e transfobia.

» Olho grande. Cada vez mais presente no palanque de Bolsonaro, o senador Magno Malta (PR-ES) espalha que é cotado para o Ministério da Educação.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABORARA­M TÂNIA MONTEIRO E RAFAEL MORAES MOURA

 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. Jair Bolsonaro, presidente da República eleito
» SINAIS PARTICULAR­ES. Jair Bolsonaro, presidente da República eleito
 ?? REPRODUÇÃO/INSTAGRAM ROSÂNGELA MORO ?? » CLICK. A mulher do juiz Sérgio Moro, Rosângela, celebrou o resultado da eleição. Postou foto com o 17 e escreveu: “Feliz”. Bolsonaro disse que convidaria Moro para o STF.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM ROSÂNGELA MORO » CLICK. A mulher do juiz Sérgio Moro, Rosângela, celebrou o resultado da eleição. Postou foto com o 17 e escreveu: “Feliz”. Bolsonaro disse que convidaria Moro para o STF.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil