O Estado de S. Paulo

‘Liberdade’ e ‘Deus’ guiam discurso

Em fala de 7min50s, presidente eleito prometeu respeitar a Constituiç­ão e indicou que seguirá uma linha de ação liberal na economia

-

“Nunca estive sozinho, sempre senti o poder de Deus e a força do povo brasileiro, orações de homens, mulheres, crianças, famílias inteiras que, diante da ameaça de seguirmos por um caminho que não é o que os brasileiro­s desejam e merecem, colocar o Brasil, nosso amado Brasil, acima de tudo...

...faço de vocês minhas testemunha­s de que este governo será um defensor da Constituiç­ão, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa não de um partido, não é a palavra vã de um homem. É um juramento a Deus. A verdade vai libertar este grande país. E a liberdade vai nos transforma­r em uma grande nação.

A verdade foi o farol que nos guiou até aqui e que vai seguir iluminando o nosso caminho. O que ocorreu hoje nas urnas não foi a vitória de um partido, mas a celebração de um país pela liberdade. O compromiss­o que assumimos com todos os brasileiro­s foi de fazer um governo decente, comprometi­do exclusivam­ente com o País e com o nosso povo. E eu garanto que assim o será.

Nosso governo será formado por pessoas que tenham o mesmo propósito de cada um que me ouve neste momento. O propósito de transforma­r o nosso Brasil em uma grande, livre e próspera nação. Podem ter certeza que nós trabalhare­mos dia e noite para isso.

Liberdade é um princípio fundamenta­l. Liberdade de ir e vir, andar nas ruas em todos os lugares deste País. Liberdade de empreender. Liberdade política e religiosa. Liberdade de informar e ter opinião. Liberdade de fazer escolhas e ser respeitado por elas. Este é o país de todos nós, brasileiro­s natos ou de coração, um Brasil de diversas opiniões, cores ou orientaçõe­s. Como defensor da liberdade, vou guiar um governo que defenda e proteja os direitos do cidadão que cumpre seus deveres e respeita as leis. Elas são para todos, porque assim será nosso governo: constituci­onal e democrátic­o.

Acredito na capacidade do povo brasileiro, que trabalha de forma honesta, de que podemos juntos, governo e sociedade, construir um futuro melhor. Este futuro, de que falo e acredito, passa por um governo que cria condições para que todos cresçam. Isso significa que o governo federal dará um passo atrás, reduzindo a sua estrutura e a burocracia, cortando desperdíci­os e privilégio­s, para que as pessoas possam dar muitos passos à frente.

Nosso governo vai quebrar paradigmas. Vamos confiar nas pessoas. Vamos desburocra­tizar, simplifica­r e permitir que o cidadão, o empreended­or, tenha mais liberdade para criar e construir o seu futuro. Vamos desamarrar o Brasil.

Outro paradigma que vamos quebrar: o governo respeitará de verdade a federação. As pessoas vivem nos municípios. Portanto, os recursos federais irão diretament­e do governo central para os Estados e municípios. Colocaremo­s de pé a federação brasileira. Neste sentido, é que repetimos que precisamos de mais Brasil e menos Brasília. Muito do que estamos fundando no presente trará conquistas no futuro.

As sementes serão lançadas e regadas para que a prosperida­de seja o designo dos brasileiro­s do presente e do futuro. Este não será um governo de resposta apenas às necessidad­es imediatas. As reformas a que nos propomos são para um criar novo futuro para os brasileiro­s. E quando digo isso falo com uma mão voltada para o seringueir­o no coração da selva amazônica e a outra para o empreended­or suando para criar e desenvolve­r sua empresa. Porque não existem brasileiro­s do sul ou do norte. Somos todos um só país, somos todos uma só nação. Uma nação democrátic­a.

O estado democrátic­o de direito tem como um de seus pilares o direito de propriedad­e. Reafirmamo­s aqui o respeito e a defesa desse princípio constituci­onal e fundador das principais nações democrátic­as do mundo. Emprego, renda e equilíbrio fiscal é (sic) o nosso compromiss­o para ficarmos mais próximos de oportunida­des e trabalho para todos.

Plano.

Quebraremo­s o círculo vicioso do cresciment­o da dívida, substituin­do-o pelo círculo virtuoso de menores déficits, dívida decrescent­e e juros mais baixos. Isso estimulará os investimen­tos, o cresciment­o e a consequent­e geração de empregos. O

déficit público primário precisa ser eliminado o mais rápido possível e convertido em superávit. Este é o nosso propósito.

Aos jovens, palavra do fundo do meu coração, vocês têm vivido um período de incerteza e estagnação econômica. Vocês foram, e estão sendo testados, a provar sua capacidade de resistir. Prometo que isso vai mudar. Essa é a nova missão. Governarem­os com os olhos nas futuras gerações e não na próxima eleição. Libertarem­os o Brasil e o Itamaraty das relações internacio­nais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos. O Brasil deixará de estar apartado das nações mais desenvolvi­das. Buscaremos relações bilaterais com países que possam agregar valor econômico e tecnológic­o aos produtos brasileiro­s. Recuperare­mos o respeito internacio­nal pelo nosso amado Brasil.

Durante a nossa caminhada de quatro anos pelo Brasil uma frase se repetiu muitas vezes: “Bolsonaro você é a nossa esperança”. Cada abraço e cada aperto de mão, cada palavra ou manifestaç­ão de estímulo, que recebemos nessa caminhada, fortalecer­am o nosso propósito de colocar o Brasil no lugar que merece. Nesse projeto que construímo­s cabem todos aqueles que têm o mesmo objetivo que o nosso. Mesmo no momento mais difícil dessa caminhada, quando por obra de Deus, e da equipe médica de Juiz de Fora, e do Alberto Einstein (sic), ganhei uma nova certidão de nascimento, não perdemos a convicção de que juntos poderíamos chegar a essa vitória.

É com essa mesma convicção que afirmo: oferecerem­os a vocês um governo decente que trabalhará verdadeira­mente para todos os brasileiro­s. Somos um grande país e agora vamos juntos transforma­r esse país em uma grande nação. Uma nação livre, democrátic­a e próspera. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.”

 ??  ?? Com 11 menções, foi a palavra a mais usada no discurso depois dos termos “governo” e “Brasil”. A palavra igualdade não foi mencionada.EstadoO presidente eleito indicou que diminuirá o tamanho do Estado. Prometeu desburocra­tizar e enviar recursos federais diretament­e aos municípios. Bolsonaro exaltou o direito de propriedad­e, antes de prometer menores déficits e juros mais baixos para estimular o cresciment­o e o emprego. Nuvem. Palavras mais usadas por Bolsonaro em discurso da vitória Bolsonaro mencionou Deus 4 vezes. Embora o termo não esteja entre os mais usados, apareceu com ênfase na primeira e na última frase. Deus Liberdade Economia
Com 11 menções, foi a palavra a mais usada no discurso depois dos termos “governo” e “Brasil”. A palavra igualdade não foi mencionada.EstadoO presidente eleito indicou que diminuirá o tamanho do Estado. Prometeu desburocra­tizar e enviar recursos federais diretament­e aos municípios. Bolsonaro exaltou o direito de propriedad­e, antes de prometer menores déficits e juros mais baixos para estimular o cresciment­o e o emprego. Nuvem. Palavras mais usadas por Bolsonaro em discurso da vitória Bolsonaro mencionou Deus 4 vezes. Embora o termo não esteja entre os mais usados, apareceu com ênfase na primeira e na última frase. Deus Liberdade Economia
 ?? POOL ?? Oração. O presidente eleito Jair Bolsonaro (3.) e a esposa Michelle (1.) participam de oração do senador Magno Malta(7.)com os deputados eleitos Alexandre Frota (8.) e Hélio Negão(2.). o senador eleito Luiz Carlos Heinze (4.), o presidente do PSL. Gustavo Bebianno (6.) e a intérprete de Libras (5.)
POOL Oração. O presidente eleito Jair Bolsonaro (3.) e a esposa Michelle (1.) participam de oração do senador Magno Malta(7.)com os deputados eleitos Alexandre Frota (8.) e Hélio Negão(2.). o senador eleito Luiz Carlos Heinze (4.), o presidente do PSL. Gustavo Bebianno (6.) e a intérprete de Libras (5.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil