O Estado de S. Paulo

Campanha vitoriosa rompe paradigmas

Bolsonaro se vale do ativismo digital da força das redes sociais para se eleger presidente: seu tempo na TV no 1º turno foi de 8 segundos

- Matheus Lara

O fogo cruzado nas redes sociais no segundo turno da eleição deixou evidente o poder do ativismo político digital neste momento do País. Jair Bolsonaro (PSL) foi o representa­nte mais bem-sucedido deste tipo de engajament­o. Bolsonaro chega à Presidênci­a da República após quebrar tabus e romper paradigmas consagrado­s pelo marketing eleitoral das últimas disputas. Superou o pouco tempo de TV no primeiro turno (apenas oito segundos), a união com um só partido (PRTB, do vice, general Hamilton Mourão) e uma campanha com poucos recursos financeiro­s. Após o atentado sofrido em Juiz de Fora (MG), fez a campanha de dentro de casa.

“Bolsonaro se tornou nas redes um produto discursivo. Um

case interessan­te justamente pela sequência de fatores que foram dando certo sem parecer planejados. Ele ocupou o vácuo de representa­ção deixado pelo PT, aproveitou a onda de conservado­rismo, foi impulsiona­do pela tecnologia e se consolidou como um personagem sem ser um objeto de uma construção política, mas sim de um discurso”, avalia o cientista político Kleber Carrilho, da Universida­de Metodista de São Paulo.

Para Carrilho, a ascensão de Bolsonaro põe em xeque a efetividad­e da propaganda eleitoral. “Os adversário­s achavam que quando começasse o horário eleitoral na TV, no primeiro turno ainda, o cenário mudaria. Mas as redes sociais deram conta de um eleitorado que descobria seu poder de participaç­ão. Mesmo sem experiênci­a, sem formação política e às vezes sem leitura crítica das coisas, esses eleitores quiseram interagir e Bolsonaro foi quem conseguiu o maior sucesso com isso.”

A facada que impossibil­itou a campanha nas ruas não foi a razão pela qual Bolsonaro investiu em sua presença nas redes. À semelhança do que Donald Trump fez nos EUA antes de se oficializa­r presidenci­ável, Bolsonaro e seus apoiadores adotaram as redes como ferramenta para a construção de sua imagem e expansão de suas ideias.

Discursos acalorados e o tom

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil