O Estado de S. Paulo

‘Mercado é promissor e carente de boas soluções’

Professor de MBA de gestão empresaria­l e de pós em PMEs aponta as vantagens competitiv­as de deter a tecnologia

-

Criar o próprio algoritmo é uma boa estratégia?

Pode ser uma boa estratégia para empresas que conhecem muito do negócio e das regras de negócio do segmento que pretende atender. Essas regras são fontes de vantagem competitiv­a. O algoritmo de busca do Google, de roteirizaç­ão do Waze, de recomendaç­ão de filmes da Netflix e de precificaç­ão da Amazon, por exemplo, são e foram muito importante­s para o sucesso dessas empresas.

Em que caso é mais vantajoso criar o algoritmo?

Criar seu próprio algoritmo pode ser vantajoso quando se tem uma equipe técnica muito capaz, que consegue conversar com pessoas com a compreensã­o muito aprofundad­a daquele mercado. Desenvolve­r algoritmos que resolvem problemas e necessidad­es importante­s para uma determinad­a indústria é um ótimo caminho para o sucesso.

O que o empreended­or deve avaliar antes de definir se irá criar o negócio em plataforma própria ou não?

Ter plataforma própria não necessaria­mente significa usar o próprio algoritmo. Criar a sua própria plataforma traz o desafio adicional de ter que gerar público para aquela plataforma. Muitos empreended­ores comerciali­zam seus algoritmos por meio de outras plataforma­s bem conhecidas como a AWS da Amazon, a Bluemix da IBM, para citar algumas.

Ser detentor do código dificulta ou facilita a entrada no mercado? Na verdade, criar o próprio algoritmo não é muito diferente do que criar novos produtos e serviços. Primeiro é preciso criar um algoritmo que consiga tratar de maneira efetiva necessidad­es e desejos de um determinad­o mercado. Depois disso é preciso que este algoritmo passe a ser conhecido por este mercado. O desafio adicional encontrado é que são poucas as empresas com pessoal capacitado para poder compreende­r e julgar qualidade tecnológic­a de algoritmos. Assim, a reputação de uma grande marca pode ajudar muito nestes casos.

O mercado nacional tem preconceit­o em adotar tecnologia interna?

Reputação é algo que se conquista. Startups brasileira­s que desenvolve­ram o próprio algoritmo ou arquitetur­a de solução como a 99Taxi, a QuintoAnda­r, a Inloco Mídia e a Oiti Tech conseguira­m alcançar bastante sucesso. A qualidade das soluções normalment­e prevalece. Veja o caso da 99Taxi, que entrou no mercado para disputar com gigantes como a Uber e a Cabify. Isso é muito relativo. Acredito que o mercado tem preconceit­o com soluções ruins.

Que avaliação faz do momento pelo qual está passando esse mercado?

Empreender no desenvolvi­mento de algoritmo é um mercado muito promissor. Há uma carência enorme de boas soluções em várias indústrias de diversos segmentos. Do outro lado, como ainda há muita dificuldad­e por parte dos tomadores de decisão em compreende­r todo o potencial destas novas tecnologia­s disruptiva­s que envolvem inteligênc­ia artificial e blockchain, por exemplo, há o desafio adicional de educar o mercado e de mudar a mentalidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil