O Estado de S. Paulo

Em Brasília, ato na Câmara e encontro com militares

- BRASÍLIA / T.M. e M.H.

Jair Bolsonaro desembarca hoje, por volta das 9h, na Base Aérea de Brasília, para fazer a primeira de uma série de reuniões após ter sido eleito presidente. O primeiro compromiss­o oficial será a comemoraçã­o dos 30 anos da promulgaçã­o da Constituiç­ão, na Câmara, onde exerceu mandato nos últimos 28 anos. Os jornalista­s serão proibidos de entrar no plenário durante cerimônia; terão de ficar nas galerias. De acordo com a assessoria da Casa, o veto teria sido decidido para manter a segurança do local devido ao grande número de convidados.

No local, Bolsonaro se encontrará com os presidente­s dos três Poderes. Depois da sessão, conforme o Estado apurou, Bolsonaro deve se reunir com representa­ntes das Forças Armadas. O presidente eleito quer fazer uma deferência ao setor e dar sinais de que a área terá importânci­a em seu governo, ainda que poderá não ser poupada do ajuste do orçamento.

Ao Estado, o vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, que desembarca com Bolsonaro, reconheceu dificuldad­es orçamentár­ias e afirmou que “da forma como está hoje, não há como privilegia­r as Forças Armadas”.

Estão previstos encontros separados com o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, e os comandante­s da Marinha, do Exército e da Aeronáutic­a. O encontro reservado com o presidente Michel Temer está marcado para as 15h de amanhã.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil