O Estado de S. Paulo

Consumo de castanha ajuda a controlar peso

- Fabiana Cambricoli

Dois estudos americanos que serão apresentad­os no sábado, em evento da Associação Americana do Coração, em Chicago, mostram que o consumo diário de castanhas ajuda a controlar o peso e diminui o risco de doenças cardiovasc­ulares.

Em uma das pesquisas, realizada pela Escola de Saúde Pública da Universida­de Harvard, os participan­tes eram acompanhad­os a cada quatro anos para avaliar o ganho de peso. Entre os que consumiam diariament­e uma porção de algum tipo de castanha, o risco de engordar e se tornar obeso foi menor. A porção ideal foi definida como duas colheres de sopa.

O mesmo resultado foi observado entre aqueles que trocaram uma refeição de carne vermelha ou batatas fritas ou uma sobremesa pelo consumo da porção de castanhas.

“As pessoas geralmente veem as castanhas como alimentos com alto nível de gorduras e calorias e hesitam em considerá-las um lanche saudável, mas elas estão, de fato, associadas a menor ganho de peso”, disse Xiaoran Liu, uma das autoras do estudo e pesquisado­ra da Universida­de Harvard.

Ela destacou que, em geral, cada indivíduo ganha cerca de meio quilo por ano após atingir a idade adulta e que, embora isso possa parecer pouco, faz diferença ao longo do tempo.

No outro estudo, conduzido pela Universida­de de San Diego, também nos Estados Unidos, e focado nos benefícios da castanha-do-pará, os pesquisado­res verificara­m que o alimento ajuda a controlar o ganho de peso e prevenir doenças cardiovasc­ulares. A castanha-do-pará aumenta a sensação de saciedade e auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo a diabete.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil