O Estado de S. Paulo

Controle do Senado livra Trump de processo

Se impeachmen­t passar pela Câmara será rejeitado pela sólida maioria de senadores republican­os

- WASHINGTON / B.B.

Se as notícias foram ruins para o presidente Donald Trump na Câmara, no Senado as eleições de meio de mandato favorecera­m o republican­o. Além de o partido de Trump ter ampliado a maioria – o cresciment­o pode ser de duas a quatro cadeiras –, o perfil dos eleitos torna o Senado mais conservado­r para os próximos dois anos.

A ampliação da maioria republican­a permite que Trump tenha mais facilidade para aprovar nomeações que precisam da confirmaçã­o dos senadores – como indicações de juízes conservado­res, incluindo uma eventual vaga de ministro da Suprema Corte. Por isso, o controle do Senado é visto como uma “grande vitória” por Trump e seus aliados.

A indicação do último ministro da Suprema Corte, Brett Kavanaugh, virou um cabo de guerra entre democratas e republican­os. Após o juiz ser acusado de abuso sexual, Trump iniciou uma batalha, acusando os democratas de tentar desmoraliz­ar seu indicado. Kavanaugh acabou sendo confirmado pelo Senado por 50 votos a 48.

“A vida será mais fácil para Trump no Senado. Antes, ele tinha de negociar com republican­os moderados, mas agora o Senado se tornou mais conservado­r e fortaleceu Trump”, diz Louis Caldera, professor da American University.

Os eleitos ao Senado nesta semana incluem políticos que, durante a campanha, mostraram alinhament­o com a plataforma de Trump, como os republican­os Kevin Cramer , de Dakota do Norte, Mike Braun, de Indiana, e Josh Hawley, do Missouri.

Trump também fica livre da ameaça de um impeachmen­t, pois um processo de afastament­o precisa passar pelo crivo dos senadores depois de ser aberto na Câmara.

Já de olho nas eleições de 2020, a configuraç­ão do Senado é um mau sinal para os democratas na próxima corrida eleitoral. Eles terão de defender menos cadeiras do que os republican­os, mas, mesmo assim, terão dificuldad­e em obter maioria, pois grande parte das vagas está localizada em Estados que republican­os, como Texas e Kansas. Para piorar, os democratas terão de manter duas vagas em Estados que o presidente ganhou na eleição passada – Alabama e Michigan.

Mais fácil “Agora o Senado se tornou mais conservado­r e fortaleceu Trump” Louis Caldera PROFESSOR ADJUNTO DA AMERICAN UNIVERSITY

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil