O Estado de S. Paulo

Trens voltam a circular perto de via que cedeu

Técnicos vistoriara­m estrutura que caiu, na zona oeste, e circulação foi autorizada. Viaduto cedeu mais 3 mm

- Ana Paula Niederauer

Com velocidade reduzida, os trens voltaram a circular ontem pela Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos (CPTM), próximo ao viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Também ontem, a Prefeitura informou que a estrutura voltou novamente a se movimentar para baixo.

No trecho onde houve o rompimento do viaduto, os trens circularão, por tempo indetermin­ado, a 20 quilômetro­s por hora – a velocidade normal é 60 km/h. Pela manhã, técnicos estiveram no local para avaliar se a vibração produzida pela passagem dos vagões não causaria novos danos à estrutura. Com o aval, a circulação foi liberada.

O viaduto cedeu 2 metros na madrugada de quinta-feira, primeiro dia do feriado prolongado. Cinco veículos trafegavam na região, mas não houve feridos graves. A circulação de trens na região foi interrompi­da no dia seguinte, entre as estações Pinheiros e Ceasa, a pedido da Prefeitura, que vê risco de desabament­o da estrutura. O Município acionou o Paese, sistema emergencia­l com ônibus gratuito, para atender a região.

A estrutura, que já havia cedido outros 1 centímetro do lado direito e 1,2 centímetro­s do lado esquerdo, voltou a cair um pouco mais na madrugada de ontem: 3 milímetros. A variação, informou o secretário municipal de Infraestru­tura e Obras, Vitor Aly, é normal, por causa da mudança de temperatur­a. De acordo com o secretário, a situação é estável, mas ainda há riscos de desabament­o.

Próximos passos.

Após realizar o escorament­o da estrutura que cedeu, a Prefeitura agora faz escavações no terreno para colocar dez estacas. São elas que indicarão a profundida­de e a qualidade do solo. Essa análise mostrará aos técnicos se o solo tem condições de aguentar a próxima etapa da tentativa de reconstruç­ão. Nela, a Prefeitura colocará macacos hidráulico­s, que “empurrarão” a estrutura que cedeu para cima, nivelando-a com o restante do viaduto.

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ?? Controle. Trens não poderão ultrapassa­r os 20 km/h
FELIPE RAU/ESTADÃO Controle. Trens não poderão ultrapassa­r os 20 km/h

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil