O Estado de S. Paulo

Sob pressão, Netanyahu deve perder último aliado

Líder do partido Lar Judaico deve retirar hoje apoio à coalizão e forçar a convocação de eleições antecipada­s em Israel

- JERUSALÉM

O governo do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, ficou ainda mais perto do fim ontem, quando o segundo principal partido que sustenta sua coalizão informou que deve deixar o governo hoje. O líder do partido nacionalis­ta religioso Lar Judaico, Naftali Bennett, avisou que fará um pronunciam­ento na Knesset, o Parlamento israelense, hoje, provavelme­nte retirando o apoio, o que obrigará Netanyahu a convocar eleições antecipada­s.

Em uma entrevista coletiva ontem, Netanyahu afirmou que seria “irresponsá­vel” convocar eleições antecipada­s. “A segurança do Estado vai além das consideraç­ões políticas”, disse. O primeiro-ministro conta com uma frágil maioria parlamenta­r: ele tem 61 assentos, de 120.

O governo Netanyahu começou a ruir na semana passada. Na quarta-feira, o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, deixou o cargo e retirou seu partido, o Yisrael Beiteinu, da coalizão governista após o primeiromi­nistro concordar em estabelece­r uma trégua com o grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza. A saída de Lieberman deixou Netanyahu com a maioria apertada na Knesset.

A situação de Bibi se complicou mais na sexta-feira, quando Bennett exigiu ser ele o nomeado como novo ministro da Defesa para se manter na coalizão. Netanyahu negou o pedido. “Eu sou o ministro da Defesa, e continuare­i sendo. Eu sei o que fazer e quando fazer”, acrescento­u ele. Sem o Lar Judaico, a coalizão governista teria apenas dois partidos e 53 assentos.

Ontem, no fim do dia, Netanyahu, chefe do partido de direita Likud, tentou ainda o apoio do seu ministro das Finanças, Moshe Kahlon, do partido Kulanu, de centro-direita, a terceira força da coalizão. Kahlon, no entanto, pediu a Netanyahu que “convoque as eleições imediatame­nte”. A eleição antecipada poderia ocorrer em março, segundo a imprensa de Israel.

 ?? ABIR SULTAN/AFP ?? Pressão. Netanyahu se reúne com ministros em Jerusalém
ABIR SULTAN/AFP Pressão. Netanyahu se reúne com ministros em Jerusalém

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil