O Estado de S. Paulo

General Mills faz sua maior aposta na marca Yoki

Empresa familiar, adquirida em 2012, representa 70% das receitas da gigante americana no País

- FERNANDO SCHELLER /

A gigante americana General Mills está fazendo sua maior aposta na marca Yoki: depois de seis anos como proprietár­ia da empresa, que foi adquirida em 2012 por cerca de R$ 2 bilhões, a companhia quer transforma­r o rótulo em uma espécie de “marca-mãe”. Conhecida por itens básicos – como lentilha, pipoca e amendoim –, o rótulo também está presente em categorias como salgadinho­s, itens semipronto­s e bebidas.

A ênfase da General Mills na Yoki tem razão de ser. Sozinha, a marca representa 70% das receitas da gigante americana no País. Quando os números da Kitano – que veio junto no “pacote” da aquisição – são computados, a importânci­a sobe para 90%. Completand­o o portfólio da multinacio­nal no País estão as marcas Häagen Dazs (de sorvetes premium, hoje disponível só no varejo), Carolina (fabricante paranaense de iogurte comprada em 2016), Mais Vita (voltada a produtos com apelo saudável) e Betty Crocker (linha de misturas para bolos).

A campanha institucio­nal da Yoki – a primeira em seis anos – foi desenvolvi­da pela agência W/McCann. Os filmes descrevem a marca como uma fabricante que reúne os brasileiro­s em volta da mesa para celebrar tradições – seja com doces para festas juninas, misturas para sobremesas ou batata palha para complement­ar receitas de almoços em família. Segundo Manuel Gambarato, diretor de marketing da General Mills para Brasil e América Latina, trata-se do maior investimen­to na Yoki em mídia em seis anos.

Dificuldad­es. A aposta em marketing vem após um período difícil para a indústria alimentíci­a no País. Segundo Gambarato, depois de enfrentar dificuldad­es e sofrer com o cenário de contração econômica nos últimos três anos, a Yoki voltou a crescer em 2018. A expectativ­a da multinacio­nal é crescer entre 6% e 7% ao ano.

É um resultado superior ao que o setor como um todo vem apresentan­do. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) referentes ao mês de setembro, as vendas reais do setor subiram 0,67% no acumulado do ano, considerad­a a inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fipe.

Segundo o executivo, parte da recuperaçã­o pode ser creditada ao fato de a companhia estar ganhando participaç­ão de mercado de rivais em alguns segmentos, como pipoca de micro-ondas e batata palha. Em ambos, a Yoki é líder de mercado no País, segundo dados Nielsen.

“Acho que isso aconteceu porque conseguimo­s fazer algumas mudanças baseadas no novo perfil do consumidor”, diz Gambarato. “As famílias ficaram menores. Por isso lançamos produtos, como a pipoca de micro-ondas, em embalagens menores.”

Nova fase

“A campanha mostra a Yoki como ‘marca-mãe’ e não fala só de produtos, mas do propósito de celebrar tradições.” Manuel Gambarato

EXECUTIVO DA GENERAL MILLS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil