‘Ín­dio não se­rá evan­ge­li­za­do’, diz fu­tu­ra mi­nis­tra

O Estado de S. Paulo - - Política - BRASÍLIA / A.B.

A pas­to­ra evan­gé­li­ca Da­ma­res Al­ves, fu­tu­ra mi­nis­tra da Mu­lher, Fa­mí­lia e Di­rei­tos Hu­ma­nos, ne­gou on­tem que te­nha pla­nos de “evan­ge­li­zar” os po­vos in­dí­ge­nas. Ela dis­se, no en­tan­to, que ha­ve­rá uma “mu­dan­ça ra­di­cal no tra­ta­men­to com os iso­la­dos da Amazô­nia, res­pei­tan­do tu­do de bom que já tem si­do fei­to por eles e com eles”.

Da­ma­res te­rá em sua pas­ta a Fun­da­ção Na­ci­o­nal do Ín­dio (Fu­nai), an­tes su­bor­di­na­da ao Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça. Em en­tre­vis­ta ao Es­ta­do, ela afir­mou que não vai mis­tu­rar re­li­gião com sua atu­a­ção na pas­ta. “Es­sa afir­ma­ção de evan­ge­li­za­ção dos ín­di­os é ab­sur­da. Quem es­tá as­su­min­do es­se Mi­nis­té­rio é uma ad­vo­ga­da e mi­li­tan­te dos Di­rei­tos Hu­ma­nos. A pas­to­ra fi­ca lá na igre­ja, no do­min­go”, dis­se. “Se eu en­con­trar uma mis­são cris­tã, se­ja ela ca­tó­li­ca ou evan­gé­li­ca, em uma área in­dí­ge­na co­me­ten­do irregularidades, se­rei eu a pri­mei­ra a ir lá e ex­pul­sar de lá.”

So­bre os po­vos iso­la­dos, cu­jas prá­ti­cas de pro­te­ção es­tão em vi­gor des­de os anos 1980, ela dis­se que “questiona” a po­lí­ti­ca atu­al. “Va­mos tra­zê-los pa­ra o pro­ta­go­nis­mo. Não é por­que es­tão iso­la­dos, que es­tão es­que­ci­dos e dei­xa­dos a cui­da­dos de ONGs. Quem vai as­su­mir o cui­da­do des­se po­vo iso­la­do é o Es­ta­do.”

Da­ma­res evi­tou de­ta­lhar opi­niões so­bre de­mar­ca­ções de ter­ras, sob a jus­ti­fi­ca­ti­va de que ain­da vai co­nhe­cer a agen­da de ou­tros mi­nis­té­ri­os so­bre as ques­tões in­dí­ge­nas. “Te­mos áre­as de mui­tos con­fli­tos, mas eu acre­di­to na for­ça do diá­lo­go tam­bém. To­do mun­do vai ter que ce­der. Mas que fi­que cla­ro: em to­das as dis­pu­tas eu vou es­tar do la­do do ín­dio. Não vou es­tar do la­do de an­tro­pó­lo­go, nem de ONG, es­ta­rei do la­do do ín­dio”, afir­mou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.