Fran­ça usa­rá blin­da­dos pa­ra evi­tar vi­o­lên­cia

O Estado de S. Paulo - - Internacional - PARIS

Pe­la pri­mei­ra vez em mais de uma dé­ca­da, Paris co­lo­ca­rá veí­cu­los blin­da­dos da Gen­dar­me­ria nas ru­as à es­pe­ra do pro­tes­to do mo­vi­men­to dos “co­le­tes ama­re­los” pre­vis­to pa­ra ho­je. Em aler­ta ver­me­lho, a Fran­ça co­me­çou a se en­trin­chei­rar on­tem an­te o te­mor de que aca­bem em con­fron­tos vi­o­len­tos, um ce­ná­rio que o go­ver­no es­pe­ra evi­tar com qua­se 90 mil po­li­ci­ais nas ru­as.

Mu­seus fe­cha­dos, shows can­ce­la­dos, jo­gos de fu­te­bol adi­a­dos. Em to­do o país fo­ram to­ma­das me­di­das ex­cep­ci­o­nais pa­ra evi­tar que as ce­nas de vi­o­lên­cia da se­ma­na pas­sa­da se re­pi­tam. Co­mer­ci­an­tes, te­me­ro­sos pe­los des­tro­ços e rou­bos, se pro­te­gi­am on­tem. A uni­da­de de eli­te da Gen­dar­me­ria, for­ça po­li­ci­al com ca­rac­te­rís­ti­cas mi­li­ta­res, tam­bém es­tá em aler­ta.

“Tu­do in­di­ca que ele­men­tos ra­di­cais, de fac­ções, vol­ta­rão a ten­tar se mo­bi­li­zar”, afir­mou o mi­nis­tro do In­te­ri­or, Ch­ris­tophe Cas­ta­ner, jus­ti­fi­can­do um dis­po­si­ti­vo de se­gu­ran­ça em gran­de es­ca­la. “Nas úl­ti­mas três se­ma­nas, nas­ceu um mons­tro que fu­giu das mãos de seus pro­ge­ni­to­res”, dis­se, re­fe­rin­do-se aos “co­le­tes ama­re­los”.

Pro­tes­tos. A mo­bi­li­za­ção co­me­çou no dia 17 em opo­si­ção ao au­men­to dos im­pos­tos so­bre os com­bus­tí­veis, mas, des­de en­tão, tor­nou-se um am­plo mo­vi­men­to con­tra a po­lí­ti­ca econô­mi­ca e social do pre­si­den­te Emmanuel Macron. O go­ver­no, pres­si­o­na­do pe­las ru­as, sus­pen­deu o im­pos­to so­bre com­bus­tí­veis e con­ge­lou os pre­ços da ele­tri­ci­da­de e do gás du­ran­te o in­ver­no. No en­tan­to, pa­ra os “co­le­tes ama­re­los”, que am­pli­a­ram su­as rei­vin­di­ca­ções, es­sas con­ces­sões fo­ram in­su­fi­ci­en­tes. Eles con­tam tam­bém com o apoio da maioria dos fran­ce­ses (68%, se­gun­do a úl­ti­ma pes­qui­sa). As au­to­ri­da­des apre­en­de­ram on­tem 30 co­que­téis mo­lo­tov e bom­bas ca­sei­ras em uma ro­ta­tó­ria ocu­pa­da pe­los “co­le­tes ama­re­los” em Mon­tau­ban, no su­do­es­te do país./

PHI­LIP­PE WOJAZER/REUTERS

Pre­cau­ção. Vi­tri­nes em Paris são pro­te­gi­das com ma­dei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.