O Estado de S. Paulo

Reajuste de escola particular supera inflação

- José Maria Tomazela SOROCABA

As escolas particular­es paulistas estão reajustand­o as mensalidad­es para 2019 em índices um pouco acima da inflação oficial. Segundo o presidente do Sindicato dos Estabeleci­mentos de Ensino do Estado (Sieeesp), Benjamin Ribeiro da Silva, o aumento está entre 5% e 7%. A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 4,56% nos últimos 12 meses.

Conforme Silva, a lei não fixa teto para o reajuste escolar e as escolas têm autonomia para definir o índice segundo suas planilhas de custos. Ele disse que o índice oficial de inflação serve de referência, mas não é o único indicador usado. “Os insumos que mais afetam a planilha de custos, como o aluguel e as tarifas de energia, telefonia e água, são reajustado­s pelo IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), que pode chegar a 10% este ano”, afirma.

Silva lembra que os preços de equipament­os de informátic­a, papel e pacotes tecnológic­os são fixados em dólar, que subiu muito acima da inflação. “Temos escolas de vários padrões, com preços que vão de R$ 400 a R$ 8 mil. É o mercado que regula quanto vai subir. Se escolas de um mesmo padrão adotam reajustes diferentes, com certeza o pai do aluno vai escolher a que ficar mais em conta.” Como são 10 mil colégios no Estado, há muita concorrênc­ia, diz ele. “Sabemos que há escolas fechando, por isso recomendam­os que os índices sejam definidos com muita cautela.”

As escolas são obrigadas a definir o índice de reajuste com 45 dias de antecedênc­ia em relação ao início do ano letivo. Para a maioria, o prazo termina na próxima semana. As mensalidad­es só voltam a serem reajustada­s no fim do próximo ano.

Capital. Dono do Colégio Albert Einstein, na zona oeste paulistana, Silva conta que o reajuste em sua escola ficou entre 5% e 7%. O Colégio Santa Maria, na zona sul da cidade, manteve o reajuste entre 5% e 6%. Já o Colégio Rio Branco, na região central, reajustou em 6,5% as mensalidad­es para o ano que vem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil