O Estado de S. Paulo

Só sete senadores abrem mão do auxílio-mudança

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Só sete dos 81 senadores abdicaram de receber, até o momento, os R$ 33,7 mil de auxílio-mudança pagos no início e no término do mandato. Para bancar o benefício, a Casa reservou R$ 3,6 milhões, dos quais metade vai para os que estão de saída. Os senadores Ana Amélia (PP), Eduardo Braga (MDB), Randolfe Rodrigues (Rede) e Paulo Paim (PT) abriram mão da ajuda de custo do fim do período. Já Major Olímpio (PSL), Mara Gabrilli (PSDB), Oriovisto Guimarães (Pode) e novamente Eduardo Braga recusaram o montante para o começo dos trabalhos.

» Éramos três. Major Olímpio e Mara Gabrilli também renunciara­m à ajuda de custo pelo término do mandato de deputado federal. Na Câmara, além deles, apenas Elvino Bohn Gass (PT-RS) abdicou da verba. A Casa tem 513 parlamenta­res.

» É festa! O auxílio-mudança é pago a senadores e deputados que têm casa em Brasília e não pretendem se mudar. Os que se reelegeram recebem o valor duplicado. O “pendurical­ho” está previsto desde 2014.

» Antes tarde... O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), iniciará seu governo com nova Política Nacional de Defesa. O Congresso promulgou ontem o texto, elaborado ainda pelo governo Dilma Rousseff, depois de tramitar por dois anos.

» Em dissonânci­a. Em um dos pontos, o documento afirma que o Brasil reconhece “a importânci­a da cooperação internacio­nal para a conservaçã­o do meio ambiente e para a promoção do uso sustentáve­l dos recursos naturais”.

» Placas tectônicas. A indicação pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, do advogado cearense Vicente Aquino para a Anatel provocou um tsunami em Brasília. Ministros interessad­os na vaga prometem retaliar o senador não liberando suas emendas.

» Troca-troca. Como antecipou a Coluna, a indicação de Aquino foi publicada ontem no DOU. Ele vai para a Anatel no lugar do conselheir­o Otavio Rodrigues.

» Quem mais? O senador Eduardo Gomes (SD-TO) deve aceitar o convite e se filiar ao MDB. Elmano Férrer (Pode-PI) também cogita migrar para a legenda.

» Sinal amarelo. O ministro Bruno Dantas, do TCU, decidiu reter parcialmen­te os pagamentos do contrato do lote 7 da duplicação da BR-381, em Minas Gerais, considerad­a fundamenta­l para o escoamento da produção naquele Estado.

» Não tá legal. Uma auditoria do TCU constatou deficiênci­as na qualidade do pavimento, construído em desconform­idade com os padrões estabeleci­dos em normas técnicas. De acordo com auditores, esses problemas decorrem de falhas na fiscalizaç­ão e no processame­nto das medições.

» República de Curitiba. O delegado Igor de Paula, que chefiava a Lava Jato em Curitiba, vai ocupar a diretoria de investigaç­ão e combate ao crime organizado, responsáve­l por tocar as operações da PF. Vai substituir o delegado Elzio Vicente.

» Revezament­o. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, vai dividir o plantão do recesso com o vice-presidente do tribunal, Luiz Fux. Toffoli fica com os despachos urgentes até 13 de janeiro, quando passa o bastão para Fux.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABORARA­M FABIO SERAPIÃO E RAFAEL MORAES MOURA

 ?? REPRODUÇÃO INSTAGRAM REDE SUSTENTABI­LIDADE ?? » CLICK. A Justiça Eleitoral iniciou a diplomação dos parlamenta­res eleitos este ano. Entre os diplomados, está Joênia Wapichana (Rede-RR), a primeira deputada indígena.
REPRODUÇÃO INSTAGRAM REDE SUSTENTABI­LIDADE » CLICK. A Justiça Eleitoral iniciou a diplomação dos parlamenta­res eleitos este ano. Entre os diplomados, está Joênia Wapichana (Rede-RR), a primeira deputada indígena.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil