O Estado de S. Paulo

‘Tinha de usar só a metade do que a gente precisava’

Pequeno agricultor diz que perdeu ‘quase tudo’ por causa de seca histórica na represa do Descoberto, no DF

- BRASÍLIA / A.B.

O pequeno agricultor Shedeon de Souza Nascimento viu sua lavoura secar um ano atrás, às margens da represa do Descoberto, a 50 quilômetro­s de Brasília. A estiagem prolongada, que castigou a maior parte das regiões Centro-Oeste e Nordeste do País nos últimos cinco anos, fez sumir o lago que margeava a sua plantação de verduras. Um ano atrás, a barragem do Descoberto encarou seu pior índice desde o início da série histórica, iniciada 31 anos atrás, atingindo apenas 5,3% do seu volume útil.

“Perdi quase tudo. Normalment­e, a gente consegue plantar quatro hectares de verduras. No ano passado não chegou a dois hectares. Tinha de usar só metade da água que a gente precisava. Foi uma tristeza. Estou aqui há 14 anos. Nunca vi nada igual”, conta Nascimento, que utiliza um poço artesiano próximo à barragem para regar a plantação.

A irrigação deverá ampliar ainda mais a sua fatia no consumo nacional de água, pressionan­do a busca por “novas fronteiras hídricas”, afirma Sergio Ayrimoraes, superinten­dente de Planejamen­to de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA). “Sabemos que as áreas com água mais acessível já foram ocupadas e o agronegóci­o começa a avançar para regiões onde, naturalmen­te, haverá mais conflitos. Daí a fiscalizaç­ão ser essencial”, diz.

“Por outro lado, vemos grandes produtores buscando tecnologia­s para o consumo mais eficiente de água, o que deve ser ampliado”, acrescenta ele.

Previsão para 2019. Na avaliação de Ayrimoraes, o próximo ano deverá apresentar uma situação, em geral, mais amena do que a vivida nos últimos cinco anos quanto à disponibil­idade de água. “Neste ano de 2018 já houve sinais de melhora, tivemos algumas ações de infraestru­tura. Devemos passar um 2019 sem sustos, mas o alerta deve ser constante.”

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO ?? Alívio. Em 14 anos, Shedeon Nascimento disse nunca ter sofrido tanto com a estiagem
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Alívio. Em 14 anos, Shedeon Nascimento disse nunca ter sofrido tanto com a estiagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil