O Estado de S. Paulo

River pega anfitrião Al Ain à espera do Real na final

Argentinos enfrentam donos da casa de olho em possível decisão com rival espanhol, que mede forças com o Kashima

-

Embalado pela vitória na final da Libertador­es contra o Boca Juniors, o River Plate iniciará a trajetória no Mundial de Clubes da Fifa a partir das 14h30 (horário de Brasília) de hoje. O adversário é o atual campeão dos Emirados Árabes Unidos, o Al Ain, que aproveitou o fator casa para avançar duas fases no torneio e chegar às semifinais.

Quem vencer enfrentará na decisão o ganhador de Real Madrid e Kashima Antlers, duelo que acontecerá amanhã.

Apesar de ser visitante, o River ainda conta com a motivação por ter superado seu maior rival na grande decisão do torneio continenta­l. O time treinado pelo técnico Marcelo Gallardo ignorou a perda do mando de campo, em razão de pedras atiradas por torcedores ao ônibus do Boca, e ganhou o duelo disputado em Madri, no Santiago Bernabéu, por 3 a 1 após tempo extra da prorrogaçã­o.

O River é favorito para o confronto, mas Gallardo fez questão de frear a empolgação. “É preciso colocar as coisas no lugar e esta equipe sabe fazê-lo. O grupo entende que além de obter uma conquista importante, é preciso fazer com que isso jogue positivame­nte. Temos de focar. Os primeiros dias foram de alegria, euforia, festa, mas quando chegamos aqui, começamos a focar no que vem com boas sensações. Se nos deixarmos levar pela euforia, podemos nos dar mal”, declarou.

Ausente na decisão continenta­l, Ignacio Scocco está recuperado de lesão na panturrilh­a e poderá voltar a jogar depois de um mês e meio inativo. Além do atacante, que deverá ser reserva, Rafael Borré voltará a ficar disponível após cumprir suspensão contra o Boca Juniors, mas disputa posição com Ignacio Fernández e Juan Quintero.

Além dos torcedores a seu favor, o Al Ain vem de duas boas vitórias na competição. O time da casa sofreu na fase preliminar contra o Team Wellington, da Nova Zelândia, mas buscou um empate após estar perdendo por três gols de diferença. A vaga veio nos pênaltis. Nas quartas, bateu sem dificuldad­e o Espérance, da Tunísia, por 3 a 0.

O destaque da equipe anfitriã é meia brasileiro Caio, ex-atleta da base do São Paulo, mas que começou profission­almente no Kashima Antlers, do Japão. O jogador tratou de mandar todo o favoritism­o para o rival argentino. “O River Plate é um time de elite na Argentina e com grande potencial, por isso devemos nos preocupar com ele o tempo todo. Se pudermos dar o nosso melhor, será uma grande partida”, acredita Caio.

 ?? KAMRAN JEBREILI/AP ?? Semifinal. River Plate se prepara para sua estreia no Mundial da Fifa contra o time local
KAMRAN JEBREILI/AP Semifinal. River Plate se prepara para sua estreia no Mundial da Fifa contra o time local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil