O Estado de S. Paulo

Subprocura­dora chefiará Secretaria de Justiça

- / L.L. e L.M., ESPECIAIS PARA O ESTADO

O futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou ontem que a subprocura­dora-geral da República Maria Hilda Marsiaj Pinto vai chefiar a Secretaria Nacional de Justiça. Foi o primeiro nome do Ministério Público Federal escolhido por Moro para integrar sua equipe, que já conta com delegados da Polícia Federal, alguns com atuação na Lava Jato.

“Ela (Maria Hilda), infelizmen­te, pela situação da carreira, vai ter de ser afastada do Ministério Público. Mas ela se dispôs a fazê-lo. Uma pessoa absolutame­nte preparada e vem a somar na equipe que já foi formada”, afirmou Moro, destacando o papel “extremamen­te importante” da Secretaria Nacional de Justiça na estrutura do ministério.

“No âmbito da secretaria estão lá órgãos como, por exemplo, o Departamen­to de Recuperaçã­o de Ativos. Está a área de imigrações do Ministério da Justiça. Hoje, esse é um tema importante pelo cenário principalm­ente do êxodo na Venezuela.”

Está vinculado à secretaria também o departamen­to de políticas do Judiciário, que orienta o presidente nas nomeações de tribunais federais e dos tribunais superiores. “A ideia aí é sempre buscar juízes, magistrado­s que sejam independen­tes e íntegros e que tenham também uma história profission­al consistent­e com a política do governo, magistrado­s que sejam independen­tes e íntegros, mas duros contra o crime”, disse Moro.

A Secretaria Nacional de Justiça ainda vai coordenar o registro sindical, que foi repassado à Justiça com o desmembram­ento do Ministério do Trabalho. Segundo Moro, a expectativ­a é “de reduzir problemas de corrupção nessa área que têm sido verificado­s nos últimos anos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil