Bol­so­na­ro es­tre­a­rá em Da­vos

Aber­tu­ra co­mer­ci­al es­tá en­tre os as­sun­tos cen­trais, mas pre­si­den­te do País se­rá co­bra­do a se po­si­ci­o­nar sobre te­mas co­mo di­rei­tos hu­ma­nos

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Ja­mil Cha­de / GENEBRA

Pro­mes­sas de abrir o mer­ca­do e com­ba­ter a cor­rup­ção atra­em aten­ções. Mas pre­si­den­te se­rá co­bra­do por de­fe­sa da Amazô­nia e dos di­rei­tos hu­ma­nos no Fó­rum Econô­mi­co.

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro (PSL) fa­rá sua es­treia in­ter­na­ci­o­nal no Fó­rum Econô­mi­co de Da­vos, que co­me­ça­rá na se­ma­na que vem, e de­ve­rá as­su­mir o pro­ta­go­nis­mo do even­to, que não con­ta­rá com as par­ti­ci­pa­ções dos pre­si­den­tes dos Es­ta­dos Uni­dos, Do­nald Trump, e da Fran­ça, Em­ma­nu­el Ma­cron.

As pro­mes­sas de aber­tu­ra do mer­ca­do bra­si­lei­ro, o com­ba­te à cor­rup­ção e o dis­cur­so li­be­ral da equi­pe econô­mi­ca, li­de­ra­da pe­lo eco­no­mis­ta Pau­lo Guedes, atra­em as aten­ções de em­pre­sá­ri­os e do go­ver­no da Suí­ça. Mas o pre­si­den­te bra­si­lei­ro, que es­ta­rá no even­to en­tre os di­as 22 e 24, tam­bém se­rá co­bra­do a se po­si­ci­o­nar sobre te­mas im­por­tan­tes, co­mo de­fe­sa da flo­res­ta, imi­gran­tes, igual­da­de de gê­ne­ro e di­rei­tos hu­ma­nos.

O dis­cur­so do pre­si­den­te em áre­as so­ci­ais cons­tran­ge or­ga­ni­za­do­res e au­to­ri­da­des, apu­rou o Es­ta­do. O fo­co se­rá em sua agen­da econô­mi­ca, so­bre­tu­do o pa­co­te de pri­va­ti­za­ção e aber­tu­ra co­mer­ci­al, além dos pla­nos do mi­nis­tro Sér­gio Mo­ro pa­ra com­ba­ter a cor­rup­ção.

Da­vos so­freu, nos úl­ti­mos di­as, du­as per­das im­por­tan­tes em sua pro­gra­ma­ção, com o anún­cio de que Trump e Ma­cron

não iri­am com­pa­re­cer ao even­to in­ter­na­ci­o­nal. Um dos di­ri­gen­tes do fó­rum não es­con­deu que, di­an­te des­sas de­sis­tên­ci­as, Bol­so­na­ro des­pon­ta co­mo “uma das prin­ci­pais aten­ções” da edi­ção do even­to em 2019.

Uma lis­ta pre­li­mi­nar dos con­vi­da­dos ob­ti­da pe­lo Es­ta­do re­ve­la que, de fa­to, a pre­sen­ça de che­fes de Es­ta­do traz no­mes de pou­co des­ta­que in­ter­na­ci­o­nal. As apos­tas re­ca­em sobre a par­ti­ci­pa­ção de paí­ses la­ti­no-ame­ri­ca­nos, com a pre­sen­ça de lí­de­res elei­tos no ano pas­sa­do, co­mo o pre­si­den­te da Colôm­bia, Ivan Du­que, e Le­nin Mo­re­no, do Equador, além de Ma­rio Ab­do Be­ni­tez, do Pa­ra­guai.

Co­mi­ti­va. Além de Bol­so­na­ro, a co­mi­ti­va vai con­tar com os mi­nis­tros da Fa­zen­da, Pau­lo Guedes; da Jus­ti­ça, Sér­gio Mo­ro; e o chan­ce­ler Er­nes­to Arau­jo. O fi­lho do pre­si­den­te, Eduardo Bol­so­na­ro, tam­bém es­ta­rá pre­sen­te. A lis­ta ain­da in­clui o go­ver­na­dor de São Pau­lo, João Do­ria, e Luciano Huck, ain­da que ele se­ja clas­si­fi­ca­do na agen­da do Fó­rum ape­nas co­mo um “apre­sen­ta­dor de TV”.

O se­tor pri­va­do es­ta­rá re­pre­sen­ta­do pe­la Apex-Bra­sil e exe­cu­ti­vos do Bra­des­co, do Ban­co BTG Pac­tu­al – que te­rá a pre­sen­ça do ban­quei­ro André Es­te­ves –, Ele­tro­brás, Em­bra­er, Itaú Uni­ban­co, Pe­tro­brás e Va­le.

“Há mui­ta cu­ri­o­si­da­de pa­ra saber o que Bol­so­na­ro é e o que pen­sa. Mas, mais que ou­vir Bol­so­na­ro, os em­pre­sá­ri­os vão que­rer bus­car ga­ran­ti­as com seu mi­nis­tro da Fa­zen­da (Pau­lo Guedes)”, co­men­tou um dos di­re­to­res de Da­vos, na con­di­ção de ano­ni­ma­to. “Ele é de Chi­ca­go e is­so, cla­ro, dá cer­to con­for­to a mui­tos que es­ta­rão em Da­vos”, dis­se, em re­fe­rên­cia ao fa­to de Guedes se­guir uma li­nha de pen­sa­men­to de­sen­vol­vi­da na uni­ver­si­da­de da ci­da­de ame­ri­ca­na em que o li­be­ra­lis­mo é o gran­de fo­co.

Mo­ro tam­bém ga­nha­rá pro­ta­go­nis­mo. O ex-juiz fa­rá apre­sen­ta­ção aos em­pre­sá­ri­os sobre seus pla­nos pa­ra re­for­çar o com­ba­te à cor­rup­ção. O fó­rum, que che­gou a en­tre­gar um prê­mio de es­ta­dis­ta do ano pa­ra Luiz Iná­cio Lu­la da Silva, ti­nha Marcelo Ode­bre­cht co­mo um de seus co­pre­si­den­tes e ain­da a Pe­tro­brás co­mo apoi­a­do­ra fi­nan­cei­ra de uma cam­pa­nha con­tra a cor­rup­ção.

Ho­je, en­tre os or­ga­ni­za­do­res do fó­rum, não se dis­far­ça o ma­les­tar di­an­te de al­gu­mas das pri­mei­ras de­ci­sões do pre­si­den­te bra­si­lei­ro re­la­ti­vas a mi­no­ri­as e à pro­te­ção do meio am­bi­en­te. Tam­pou­co é apre­ci­a­do o ata­que cons­tan­te do chan­ce­ler Er­nes­to Araú­jo con­tra o “glo­ba­lis­mo”. Da­vos, pa­ra mui­tos na Suí­ça, foi uma das pe­ças cen­trais des­se pro­ces­so de cons­tru­ção de uma or­dem mun­di­al a par­tir dos anos 1990.

DIDA SAMPAIO/ES­TA­DÃO-11/1/2019

Com­pa­nhia. Além de Bol­so­na­ro, co­mi­ti­va vai con­tar com Sér­gio Mo­ro e Pau­lo Guedes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.