O Estado de S. Paulo

Congresso cobra opção ao fim do toma lá, da cá

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Políticos que conversara­m com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a reforma da Previdênci­a narraram à Coluna tê-lo avisado de que o governo só terá sucesso nessa empreitada se encontrar um caminho para dialogar com o Congresso. Uma vez que a promessa de Bolsonaro é abandonar o toma lá, dá cá, que consiste na troca de voto por cargos e liberação de emendas, qual será o modelo de negociação do governo com congressis­tas? Um senador que esteve com Guedes resume: Até se descobrir o novo caminho, todo mundo ficará de braços cruzados.

» De fora para dentro. Um dos caminhos do governo para não ficar refém do Congresso é buscar apoio popular. A ideia é aproveitar a notoriedad­e do presidente nas redes sociais para convencer os eleitores a cobrarem dos congressis­tas a votação de propostas.

» Para ontem. Antes mesmo de enviar o texto ao Congresso, o governo fará campanha publicitár­ia pedindo apoio à reforma da Previdênci­a. Esta semana, a Secom inicia uma força-tarefa nas redes para proteger o presidente Jair Bolsonaro de ataques ao assinar o decreto que flexibiliz­a a posse de armas no País.

» Mais... O deputado Alberto Fraga, relator de projeto que muda o Estatuto do Desarmamen­to na Câmara, é contra conceder direito a moradores de municípios com mais de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes.

» ...burocracia. Segundo ele, apesar de a maior parte das cidades terem taxas superiores a essa, a regra pode virar um entrave no futuro, se os índices diminuírem.

» Chumbo... Aliados do senador Renan Calheiros preparam o troco para Deltan Dallagnol, que faz campanhas contra a candidatur­a do emedebista à presidênci­a do Senado.

» ...trocado. Querem levantar a bandeira de que investigad­os em sindicânci­a ou processo disciplina­r não podem se candidatar a cargos do MPF. Deltan sonha em ser o próximo PGR.

» No rastro. A PF já trabalhava com a hipótese de Cesare Battisti estar na Bolívia. Como revelou a Coluna, foi enviado questionam­ento para saber se ele estaria escondido na embaixada.

» É pegar... Largando como favorito em 2017, Rodrigo Maia contabiliz­ava apoio de 350 deputados e obteve 293 votos, reelegendo-se presidente da Câmara no 1.º turno. Este ano, concorrerá com pelo menos sete adversário­s, alguns capazes de roubar votos da sua base.

» ... ou largar. Líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi diz que a legenda não tem mais espaço no bloco de Maia. Ex-aliados insatisfei­tos com o demista apostam na disputa pulverizad­a para enfraquecê-lo e calculam um número maior de traidores nesta eleição. » Martelo batido. Na briga pelo controle da Agência de Transporte do Estado de SP (Artesp), prevaleceu o secretário Rodrigo Garcia sobre Milton Leite. A Artesp, que estava sob o guarda-chuva da secretaria de transporte­s, voltou para a de governo.

» Mapa da mina. No Ministério da Cidadania, descobrir o arranjo orçamentár­io para encaixar o 13.º do Bolsa Família é uma das prioridade­s para os 100 dias do governo. A secretaria responsáve­l pelo benefício está sob o comando do ex-deputado Lelo Coimbra.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA

 ?? REPRODUÇÃO/ TWITTER TARCÍSIO FREITAS ?? » CLICK. O ministro Tarcísio de Freitas (Infraestru­tura) decidiu ontem enviar engenheiro­s ao Ceará para avaliar a situação de pontes e viadutos alvos de vandalismo­s.
REPRODUÇÃO/ TWITTER TARCÍSIO FREITAS » CLICK. O ministro Tarcísio de Freitas (Infraestru­tura) decidiu ontem enviar engenheiro­s ao Ceará para avaliar a situação de pontes e viadutos alvos de vandalismo­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil