O Estado de S. Paulo

SEIS PERGUNTAS PARA...

- Lucas Fernandes,

1.

Adaptação, definitiva­mente, não deve ter sido um problema para você, certo? Além do idioma, o clube conta com 19 brasileiro­s no elenco...

A adaptação em Portugal foi muito boa e rápida. Eu já conhecia muitos jogadores daqui do Portimonen­se e isso me ajudou bastante.

2.

Como funciona o vestiário do Portimonen­se? Às vezes, você tem até a sensação de ainda estar jogando em um clube do Brasil?

Por mais que a maioria seja brasileira, é diferente. É outro ambiente, outra cultura de trabalho, mas dá para se sentir um pouco “em casa”, sim. Isso ajuda bastante.

3.

Os jogadores de outras nacionalid­ades estranham um pouco? Acaba, não por maldade, mas por afinidade mesmo, criando-se uma “panela” de brasileiro­s e outra com o “restante”?

É um pouco mais difícil por conta da língua para eles, mas nosso grupo aqui no Portimonen­se é muito bom, muito unido. Sempre estamos todos interagind­o, sem deixar ninguém de lado.

4.

Em termos de cultura, o clube é muito diferente do que você estava acostumado no São Paulo? Me refiro a disciplina, regras de conduta, postura dentro e fora de campo... Eles entregam alguma espécie de cartilha para quem chega? Quase não tem diferença, pois, assim como o grupo, a diretoria também é brasileira, então muda pouca coisa. Me entregaram umas duas folhas com algumas regras, mas nada que eu já não estivesse acostumado no São Paulo.

5.

Em campo, você tem jogado na mesma função da época do São Paulo, como meia de ligação?

Tenho jogado na minha posição, de meia, ou às vezes de segundo volante, saindo mais de frente para jogar. Eu me sinto muito à vontade nessas duas posições.

6.

Seu contrato vai até maio. Quais são os planos? Pretende ficar na Europa por mais tempo ou sonha em voltar ao São Paulo e se firmar no Morumbi?

Estou focado em fazer um bom campeonato aqui, tanto individual como coletivame­nte. Sendo assim, o que acontecer no final desse contrato será fruto do trabalho feito aqui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil