Bra­des­co mu­da al­ta cú­pu­la e re­duz nú­me­ro de vi­ce-pre­si­den­tes

Quar­te­to de VPs se­rá res­pon­sá­vel por aju­dar ins­ti­tui­ção a re­cu­pe­rar o pos­to de se­gun­do ban­co mais ren­tá­vel do Bra­sil

O Estado de S. Paulo - - Economia - Ali­ne Bron­za­ti

O Bra­des­co anun­cia ho­je mu­dan­ças im­por­tan­tes em sua al­ta cú­pu­la e na di­vi­são de ne­gó­ci­os, apu­rou o Es­ta­dão/Bro­ad­cast. Se­rão es­ta­be­le­ci­das qua­tro vi­ce-pre­si­dên­ci­as, re­du­zin­do o nú­me­ro atu­al – seis – com fo­co nos seg­men­tos de va­re­jo, ata­ca­do, al­ta ren­da e ope­ra­ções e tec­no­lo­gia.

Além dis­so, dois exe­cu­ti­vos que ho­je ocu­pam ca­dei­ra de vi­ce-pre­si­den­te pas­sam a se de­di­car ex­clu­si­va­men­te ao Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção, se­gun­do fon­tes. São eles: Mau­rí­cio Mi­nas, de Tec­no­lo­gia e Ope­ra­ções, e Jo­sué Augusto Pan­ci­ni, res­pon­sá­vel por Re­de. Am­bos acu­mu­lam des­de mar­ço de 2018 o car­go de mem­bro do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção do ban­co.

Pa­ra a no­va es­tru­tu­ra de vi­ce­pre­si­dên­ci­as, o Bra­des­co de­ve anun­ci­ar, se­gun­do fon­tes, Marcelo No­ro­nha pa­ra to­car a área de ata­ca­do; Eu­ri­co Fa­bri de­ve li­de­rar o va­re­jo; Cas­si­a­no Ricardo Scar­pel­li fi­ca­rá com o seg­men­to de al­ta ren­da e André Ca­no com ope­ra­ções e tec­no­lo­gia, res­pon­den­do ain­da por ju­rí­di­co e re­cur­sos hu­ma­nos. Eles já ocu­pam car­gos de vi­ce-pre­si­den­te atu­al­men­te. O quar­te­to se­rá res­pon­sá­vel por aju­dar o Bra­des­co e re­cu­pe­rar o pos­to de se­gun­do ban­co mais ren­tá­vel do Bra­sil en­tre as gran­des ins­ti­tui­ções de va­re­jo, per­di­do pa­ra o San­tan­der Bra­sil em meio à in­te­gra­ção do HSBC.

Ao fi­nal de se­tem­bro úl­ti­mo, a ins­ti­tui­ção, se­gun­da mai­or pri­va­da do País em ati­vos, apre­sen­ta­va re­tor­no (ROE, na si­gla em in­glês) de 19,0%. San­tan­der, com 19,5%, e Itaú Uni­ban­co, com 21,3%, ocu­pam a se­gun­da e pri­mei­ra co­lo­ca­ções no ran­king de ren­ta­bi­li­da­de, res­pec­ti­va­men­te. “O ano de 2019 se­rá um pon­to de par­ti­da pa­ra me­lho­ra do in­di­ca­dor (re­tor­no), e não de che­ga­da”, dis­se o pre­si­den­te do Bra­des­co, Oc­ta­vio de La­za­ri, em con­ver­sa re­cen­te com a im­pren­sa, ao co­men­tar a ren­ta­bi­li­da­de do Bra­des­co.

Fo­co. A no­va com­po­si­ção da vi­ce-pre­si­dên­cia do Bra­des­co tam­bém vai em li­nha com o dis­cur­so do exe­cu­ti­vo que tem re­for­ça­do ao mer­ca­do o fo­co em três li­nhas de atu­a­ção: va­re­jo, ata­ca­do e al­ta ren­da. A quar­ta, de ope­ra­ções e tec­no­lo­gia, atu­a­rá co­mo su­por­te às áre­as de ne­gó­ci­os da ins­ti­tui­ção.

Es­sa é a pri­mei­ra gran­de mu­dan­ça que o Bra­des­co anun­cia em seu qua­dro na ges­tão de La­za­ri, que as­su­miu o co­man­do da ins­ti­tui­ção em mar­ço do ano pas­sa­do, subs­ti­tuin­do Luiz Carlos Tra­bu­co Cap­pi, que pas­sou a pre­si­dir o Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção. Além dis­so, a no­va es­tru­tu­ra se as­se­me­lha à do con­cor­ren­te Itaú Uni­ban­co, que de­tém du­as di­re­to­ri­as ge­rais, de va­re­jo e ata­ca­do, e três vi­ce-pre­si­dên­ci­as: tec­no­lo­gia; ju­rí­di­co, pes­so­as e mar­ke­ting; e con­tro­le de ris­cos e fi­nan­ças.

São es­pe­ra­das ain­da, se­gun­do fon­tes, su­bi­das nos car­gos abai­xo da di­re­to­ria exe­cu­ti­va do ban­co. Na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, o Bra­des­co anun­ci­ou a saí­da de De­ni­se Pa­va­ri­na da di­re­to­ria de Re­la­ções com In­ves­ti­do­res. In­for­mou ain­da que a exe­cu­ti­va dei­xou o car­go por mo­ti­vos pes­so­ais e que o vi­ce-pre­si­den­te André Ca­no acu­mu­la­ria o car­go. De­ni­se foi pri­mei­ra mu­lher a ocu­par car­go na di­re­to­ria exe­cu­ti­va do ban­co.

Além de­la, ou­tra bai­xa na di­re­to­ria foi a de Au­ré­lio Gui­do Pa­ga­ni, se­gun­do fon­te. O Bra­des­co, que anun­cia seus re­sul­ta­dos anu­ais de 2018 em 31 de ja­nei­ro, so­ma R$ 1,357 tri­lhão em ati­vos to­tais e uma car­tei­ra de cré­di­to de mais de R$ 520 bi­lhões. Pro­cu­ra­do, o ban­co não co­men­tou.

“O ano de 2019 se­rá um pon­to de par­ti­da pa­ra me­lho­ra do in­di­ca­dor (re­tor­no), e não de che­ga­da.”

Oc­ta­vio de La­za­ri PRE­SI­DEN­TE DO BRA­DES­CO

WERTHER SANTANA/ES­TA­DÃO-5/2/2018

Me­ta. La­za­ri, pre­si­den­te, quer mais ren­ta­bi­li­da­de em 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.